A maioria dos estudantes e professores que consta no vídeo “Eu Digo Não ao Golpe”, carregado de emoção, explica os motivos do porquê ser contra o impeachment da presidenta Dilma, sem crime de responsabilidade comprovado.
Rayane Lucena, de Picuí, interior da Paraíba, conta que se graduou graças ao Programa Universidade Para Todos (ProUni) e, inclusive, já fez pós-graduação. “Consegui estudar graças à expansão universitária e aos investimentos em educação básica, promovidos por um governo comprometido com a educação”, diz. Ela fala de vários programas do Ministério da Educação de auxílio aos estudantes.
Já a professora Poliana Palmeira, da Universidade Federal de Campina Grande, explica que grande parte de seus “alunos são filhos de trabalhadores que nunca tiveram a oportunidade de ingressar no ensino superior”.
Além de se posicionar contra o golpe. Ela afirma que é importante “termos um governo que investe em políticas de combate à pobreza”.
Depois desfilaram diversos filhas e filhos de empregadas domésticas, de funcionários públicos, de trabalhadores e trabalhadoras, que jamais teriam a oportunidade de ver seus filhos na universidade, sem as políticas do governo federal.
No final, a nutricionista Ana Beatriz, de Cuité (PB), explica que o vídeo foi feito justamente para denunciar que esse processo de impeachment “tem motivação partidária e pessoal” e dizer que graças ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o ProUni, jovens da classe trabalhadora estão “reescrevendo suas histórias”.
Assista o vídeo:
Fonte: Portal CTB
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.