O Ministério da Educação, em parceria com entidades e especialistas, lançou uma cartilha com recomendações para a segurança e a proteção nas escolas. O material é destinado a toda a comunidade escolar e apresenta diretrizes para prevenir e enfrentar a violência no ambiente escolar.
“Enfatizamos que é necessário assegurar que o ambiente educacional seja saudável e acolhedor, promovendo a criação, a criatividade e a criticidade, e que a educomunicação deve permear os variados componentes curriculares”, diz o documento.
Entre as recomendações sugeridas está a de denunciar casos de ameaças ou ataques às escolas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceira com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para isso: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.
O canal integra as ações da Operação Escola Segura, iniciada no dia 6 de abril. As denúncias são anônimas e as informações enviadas são mantidas sob sigilo.
Com o mesmo objetivo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibilizou, além do Disque 100, um número exclusivo de whatsApp (61 99611-0100). Podem ser enviadas mensagens de texto, fotos, áudios e vídeos, e as denúncias podem ser feitas anonimamente. As informações serão encaminhadas com prioridade às autoridades de segurança para uma ação imediata.
Clique aqui e acesse a cartilha.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.