Notícias

Ministério da Educação lança cartilha sobre segurança nas escolas

20 de abril de 2023

O Ministério da Educação, em parceria com entidades e especialistas, lançou uma cartilha com recomendações para a segurança e a proteção nas escolas. O material é destinado a toda a comunidade escolar e apresenta diretrizes para prevenir e enfrentar a violência no ambiente escolar.

“Enfatizamos que é necessário assegurar que o ambiente educacional seja saudável e acolhedor, promovendo a criação, a criatividade e a criticidade, e que a educomunicação deve permear os variados componentes curriculares”, diz o documento.

Entre as recomendações sugeridas está a de denunciar casos de ameaças ou ataques às escolas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceira com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para isso: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

O canal integra as ações da Operação Escola Segura, iniciada no dia 6 de abril. As denúncias são anônimas e as informações enviadas são mantidas sob sigilo.

Com o mesmo objetivo, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibilizou, além do Disque 100, um número exclusivo de whatsApp (61 99611-0100). Podem ser enviadas mensagens de texto, fotos, áudios e vídeos, e as denúncias podem ser feitas anonimamente. As informações serão encaminhadas com prioridade às autoridades de segurança para uma ação imediata.

Clique aqui e acesse a cartilha.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha