A peça teatral é um monólogo sobre a vida da escultora Camille Claudel e está em cartaz no Teatro Marília, do dia 1º a 4 de agosto, sendo de quinta-feira a sábado, às 20 horas, e no domingo, às 19 horas.
Enlouquecida e morando num hospício na França, desenha compulsivamente, relembrando sua tumultuada relação de amor e arte com o grande escultor Auguste Rodin. Sua genialidade e rebeldia não se adequavam aos rígidos padrões patriarcais de sua época, razão pela qual foi internada por 30 anos, até a sua morte aos 79 anos de idade.
Na cena, Camille Claudel, com delírios persecutórios, ouve vozes e tem visões de esculturas que ela executou e expôs com sucesso antes de sua internação. No painel ao fundo estão imagens em desenhos de esculturas suas e de Rodin. Camille veste um camisão também desenhado com imagens de obras suas e de Rodin. A arte que ela faz sem parar, e que permeia todo o ambiente, é a sua válvula de escape e a sua forma de superação da angústia e solidão de viver num hospício sem receber a visita de ninguém. A cena não tem uma temporalidade definida, embora aconteça nos anos 20. O texto é baseado em dados biográficos dos dois artistas e contém cartas de Rodin e Camille, bem como o laudo da internação. Este mostra claramente preconceitos sexistas vigentes, que restringiam a liberdade da mulher em viver sozinha ou até mesmo trabalhar e ser bem sucedida.
Ivana Andrés, artista do desenho e do canto, mostra neste monólogo sobre Camille Claudel, dirigido por Luciano Luppi, a sua face de atriz, contracenando com personagens imaginárias, enquanto desenha e canta músicas “à capella”.
Parceria do Sinpro
Professores/s sindicalizados/as podem pagar meia entrada, ou seja, R$20,00. Para isso, devem apresentar na bilheteria do teatro Marília a carteira de sindicalização no Sinpro Minas.
Serviço:
Peça Camille Claudel
Teatro Marília
Data: de 1º a 4 de agosto
Horário: de Quinta a Sábado, às 20 horas, e no Domingo, às 19 horas
Endereço: Rua Alfredo Balena, 586 – Centro
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.