Notícias

Sinpro faz parceria com o espetáculo Camille Claudel

30 de julho de 2019

A peça teatral é um monólogo sobre a vida da escultora Camille Claudel e está em cartaz no Teatro Marília, do dia 1º a 4 de agosto, sendo de quinta-feira a sábado, às 20 horas, e no domingo, às 19 horas.

Enlouquecida e morando num hospício na França, desenha compulsivamente, relembrando sua tumultuada relação de amor e arte com o grande escultor Auguste Rodin. Sua genialidade e rebeldia não se adequavam aos rígidos padrões patriarcais de sua época, razão pela qual foi internada por 30 anos, até a sua morte aos 79 anos de idade.

Na cena, Camille Claudel, com delírios persecutórios, ouve vozes e tem visões de esculturas que ela executou e expôs com sucesso antes de sua internação. No painel ao fundo estão imagens em desenhos de esculturas suas e de Rodin. Camille veste um camisão também desenhado com imagens de obras suas e de Rodin. A arte que ela faz sem parar, e que permeia todo o ambiente, é a sua válvula de escape e a sua forma de superação da angústia e solidão de viver num hospício sem receber a visita de ninguém. A cena não tem uma temporalidade definida, embora aconteça nos anos 20. O texto é baseado em dados biográficos dos dois artistas e contém cartas de Rodin e Camille, bem como o laudo da internação. Este mostra claramente preconceitos sexistas vigentes, que restringiam a liberdade da mulher em viver sozinha ou até mesmo trabalhar e ser bem sucedida.

Ivana Andrés, artista do desenho e do canto, mostra neste monólogo sobre Camille Claudel, dirigido por Luciano Luppi, a sua face de atriz, contracenando com personagens imaginárias, enquanto desenha e canta músicas “à capella”.

Parceria do Sinpro

Professores/s sindicalizados/as podem pagar meia entrada, ou seja, R$20,00. Para isso, devem apresentar na bilheteria do teatro Marília a carteira de sindicalização no Sinpro Minas. 

Serviço:

Peça Camille Claudel

Teatro Marília

Data: de 1º a 4 de agosto

Horário: de Quinta a Sábado, às 20 horas, e no Domingo, às 19 horas

Endereço: Rua Alfredo Balena, 586 – Centro

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha