Sinpro faz parceria com o espetáculo Camille Claudel

A peça teatral é um monólogo sobre a vida da escultora Camille Claudel e está em cartaz no Teatro Marília, do dia 1º a 4 de agosto, sendo de quinta-feira a sábado, às 20 horas, e no domingo, às 19 horas.

Enlouquecida e morando num hospício na França, desenha compulsivamente, relembrando sua tumultuada relação de amor e arte com o grande escultor Auguste Rodin. Sua genialidade e rebeldia não se adequavam aos rígidos padrões patriarcais de sua época, razão pela qual foi internada por 30 anos, até a sua morte aos 79 anos de idade.

Na cena, Camille Claudel, com delírios persecutórios, ouve vozes e tem visões de esculturas que ela executou e expôs com sucesso antes de sua internação. No painel ao fundo estão imagens em desenhos de esculturas suas e de Rodin. Camille veste um camisão também desenhado com imagens de obras suas e de Rodin. A arte que ela faz sem parar, e que permeia todo o ambiente, é a sua válvula de escape e a sua forma de superação da angústia e solidão de viver num hospício sem receber a visita de ninguém. A cena não tem uma temporalidade definida, embora aconteça nos anos 20. O texto é baseado em dados biográficos dos dois artistas e contém cartas de Rodin e Camille, bem como o laudo da internação. Este mostra claramente preconceitos sexistas vigentes, que restringiam a liberdade da mulher em viver sozinha ou até mesmo trabalhar e ser bem sucedida.

Ivana Andrés, artista do desenho e do canto, mostra neste monólogo sobre Camille Claudel, dirigido por Luciano Luppi, a sua face de atriz, contracenando com personagens imaginárias, enquanto desenha e canta músicas “à capella”.

Parceria do Sinpro

Professores/s sindicalizados/as podem pagar meia entrada, ou seja, R$20,00. Para isso, devem apresentar na bilheteria do teatro Marília a carteira de sindicalização no Sinpro Minas.

Serviço:

Peça Camille Claudel