Notícias

A luta contra a financeirização da educação superior continua!

29 de agosto de 2013

Depois da notícia da compra da FMU pela Laureate, mais uma informação da imprensa econômica mostra o acirramento do processo de financeirização da educação superior no Brasil, contra o qual precisamos fortalecer ainda mais nossa luta. Trata-se da contratação, pela empresa do setor educacional Anima Educação S/A, dos bancos de investimento Itaú BBA e Bank of America Merrill Lynch para assessorá-la em uma oferta pública inicial de ações (IPO).

Segundo publicado no site da revista Exame, a Anima, fundada há dez anos e dona de três universidades em Belo Horizonte e Santos, pretende vender ações para “se capitalizar e crescer”. A reportagem afirma que a decisão da empresa “coincide com esforços de outras companhias do setor educacional de recorrer a investidores para expandir suas atividades e adquirir empresas rivais” e cita a Kroton Educacional e a Abril Educação como empresas que “buscaram investidores em meio às promessas da presidente Dilma Rousseff de trabalhar junto das empresas para ampliar a qualidade e a cobertura da educação privada no país”.

Paralelamente à divulgação da 15ª Nota Pública do Fórum Nacional de Educação (FNE), na qual, num ato inédito, estudantes, trabalhadores em educação e representantes do patronato da educação privada se uniram contra a formação de oligopólio no ensino superior brasileiro, a Contee apresentou ao FNE e suas entidades a solicitação para que seja incluída uma mesa de interesse na Conae/2014 sobre as fusões no ensino superior.

Uma discussão a propósito do Sistema Nacional de Educação (SNE) precisa necessariamente passar pela defesa da regulamentação da educação privada e pelo combate à financeirização, à desnacionalização e à oligopolização, cuja lógica contraria as funções que devem ser preenchidas pelos estabelecimentos de ensino e vai contra a defesa de uma nação que se construa a partir de investimentos em educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Fonte: Contee

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha