Notícias

A morte de Hobsbawm

3 de outubro de 2012

A morte de Eric Hobsbawm priva o mundo de um de seus mais instigantes historiadores. Um de seus livros clássicos comparou as duas grandes revoluções da era moderna: a Revolução Francesa e a revolução industrial inglesa.

Os estudos sobre a revolução inglesa trouxeram luzes relevantes para entender a dinâmica do desenvolvimento. Como uma pequena ilha, com pouca população, sem autossuficiência em matérias primas, torna-se a mais relevante nação do planeta por quase duas décadas.

Hobsbawm definia “revolução industrial” como a criação de um “sistema fabril” mecanizado que por sua vez produz em quantidades tão grandes e a um custo tão rapidamente decrescente a ponto de não mais depender da demanda existente, mas de criar o seu próprio mercado *.

Qual o segredo do Império Britânico?

Dizia Hobsbawm: “Os franceses produziram inventos mais originais, como o tear de Jacquard (1804) – um aparelho mais complexo do que qualquer outro projetado na Grã-Bretanha – e melhores navios. Os alemães possuíam instituições de treinamento técnico, como a Bergakademie prussiana, que não tinham paralelo na Grã-Bretanha, e a Revolução Francesa criou um corpo único e impressionante, a Êcole Polytechnique. A educação inglesa era uma piada de mau gosto”.

O primeiro diferencial foi uma reforma capitalista no campo, que liberou mão-de-obra e poupança para investimentos na indústria.

Depois, foi montar uma política de Estado permanente para ampliar radicalmente o mercado externo, permitindo à indústria margens de lucro superiores às do comércio.

Com as Leis de Navegação, a Inglaterra garantiu para sua frota o transporte marítimo do seu comércio exterior. A partir daí, dominou o comércio do Atlântico e pode montar estratégias comerciais, diplomáticas e bélicas para assegurar mercados para seus produtos.

Com o produto da venda do algodão indiano, por exemplo, compravam-se escravos africanos. Os escravos eram arrebanhados nas plantações das Índias Ocidentais. De lá saia a maior parte do algodão para a indústria britânica. E o pagamento era em tecidos de algodão, adquiridos pelos plantadores.

Esse mesmo modelo foi aplicado na América. Depois da década de 1790, revela Hobsbawn, a demanda britânica por algodão garantiu a expansão das plantações escravagistas do sul dos Estados Unidos. E os plantadores demandavam o grosso da produção de algodão bruto britânico.

O acordo de Metuhen, com Portugal, permitiu à manufatura inglesa arrebentar com a portuguesa e, através dos superávits comerciais, raspar o caixa da Coroa, enriquecido pelo ouro brasileiro.

Foi essa vertiginosa expansão do comércio que forneceu o espaço para o empresariado alçar voo.

Entre 1750 e 1769, aumentou em mais de dez vezes a exportação britânica de tecidos. Empresários que saíam na frente eram recompensados de forma exponencial.

Com o apoio do governo nacional, a indústria britânica logrou monopolizar quase todos os setores industriais.

Os estudos de Hobsbawm completaram os de Friedrick List, do século 19, permitindo entender um pouco melhor a dinâmica do desenvolvimento.

Fonte: Blog do Nassif

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha