Notícias

A verdade sobre as negociações entre Sinpro Minas e Sinepe Sudeste

25 de novembro de 2020

Por meio desta nota, o Sinpro Minas esclarece aos professores de escolas particulares da região Sudeste a situação das negociações com o sindicato patronal (Sinepe Sudeste) até o presente momento, em relação à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

No dia 2 dezembro do ano passado, o Sinpro Minas encaminhou ao patronal a pauta de reivindicações aprovada pela categoria. Dessa data até o início do isolamento social, ao menos quatro reuniões de negociação foram feitas, mais precisamente nos dias 31 de janeiro, 12 de fevereiro, 12 e 26 de março.

Nessas e em todas as rodadas de negociação seguintes, a postura do Sinepe Sudeste foi sempre a mesma: para fechar a CCT da categoria, os donos de escolas insistiram em retirar ou piorar de forma definitiva direitos históricos dos professores, como o adicional por tempo de serviço, o período de férias e recesso e, inclusive, as bolsas de estudos.

No início de 2020 o Sinpro Minas obteve uma liminar junto ao TRT/MG, que afastou os/as professores/as do trabalho presencial, o que contribuiu para salvar a vida de professores, estudantes e de toda a comunidade escolar. No entanto, a atitude do Sinepe Sudeste, após isso, foi condicionar qualquer negociação à retirada deste dissídio, além de insistir na pauta de eliminação de vários direitos da CCT, conquistados ao longo de décadas, demonstrando total desrespeito para com a vida e direitos da categoria.

Frente ao cenário de pandemia que assola o mundo e na tentativa de buscar um acordo, o Sinpro Minas propôs ao Sinepe Sudeste o fechamento de uma CCT emergencial, da mesma forma que foi feito com os demais sindicatos patronais no estado. Ressalte-se: todos os outros Sinepes em Minas Gerais assinaram, neste ano, um acordo emergencial com o Sinpro Minas, menos o Sinepe Sudeste, que já possui a pior Convenção Coletiva de Trabalho no estado.

Para que fique claro, nos acordos emergenciais fechados, que objetivaram preservar conquistas dos professores diante do quadro pandêmico, o Sinpro Minas permitiu que alguns direitos fossem temporariamente alterados, até o término do período de calamidade pública em razão da pandemia. Trata-se, como o próprio nome diz, de algo emergencial, necessário diante da conjuntura mais adversa das últimas décadas.

Mas nem mesmo assim o Sinepe Sudeste quis assiná-lo – na contramão de todos os demais sindicatos patronais no estado. Vale dizer que também abrimos mão do reajuste salarial para fechar um acordo, mas nem isso se mostrou suficiente para sensibilizá-los. Evidencia-se, com isso, uma postura de intransigência e de desconsideração com todos/as  os/as professores/as da região, já tão sobrecarregados neste momento delicado pelo qual todos passamos.

Dessa forma, buscamos com esta nota esclarecer aos/às professores/as acerca da postura do Sinepe Sudeste durante as negociações, bem como restabelecer a verdade: a CCT dos professores da região ainda não foi assinada porque o patronal insiste em acabar com importantes conquistas da categoria, algo que o Sinpro Minas não pode concordar.

O que eles chamam de “ajustar os termos de uma nova Convenção para adequá-la à realidade atual” não passa de um eufemismo, um recurso retórico com a finalidade de mascarar a real intenção, qual seja: aproveitar o cenário de pandemia para retirar ou piorar, de forma definitiva, direitos históricos dos/as professores/as, que se entregam diariamente à profissão.

Por quais motivos, por exemplo, querem retirar do Sinpro Minas a distribuição das bolsas de estudos, um direito conquistado há décadas pela categoria? Não restam dúvidas de que se trata de uma manobra para, posteriormente, deixarem de concedê-las aos professores. Em nota divulgada às escolas, o Sinepe Sudeste chega a dizer que, para os/as professores/as de outros estabelecimentos de ensino (‘fora da casa’), “a recomendação é não aceitar os requerimentos de bolsas do Sinpro Minas”.

Frente a esse cenário de intransigência patronal e indefinição, o Sinpro Minas buscou a via jurídica e ajuizou um dissídio coletivo, instrumento por meio do qual o sindicato pede que a Justiça julgue as reivindicações apresentadas. Ocorre que, no dia 19/11, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MG) decidiu pelo comum acordo. Na prática, significa que o julgamento do dissídio coletivo fica condicionado à concordância patronal, o que é efetivamente um contrassenso, já que Sinepe Sudeste prefere que os professores continuem sem Convenção.

O quadro atual demanda da categoria a ampliação da mobilização, para pressionar o Sinepe Sudeste a assinar uma Convenção emergencial, que contemple os direitos históricos dos professores, diante do cenário atual. Nesse sentido, o Sinpro Minas reitera que não medirá esforços e que vai buscar todas as vias possíveis para defender as conquistas da categoria, que se dedicam cotidianamente à construção de uma educação de qualidade no estado.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha