Notícias

A violência contra as mulheres é muito mais do que física ou sexual

25 de novembro de 2019

O mundo comemora neste 25 de novembro o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, quando uma em cada três mulheres do planeta sofre violência física ou sexual.

No entanto, o termo ‘Violência contra a Mulher’, cunhado pela ONU em 1993, abrange muitos tipos de agressões além de físicas, sexuais ou psicológicas, e também tem a ver com qualquer ato ameaçador, não imprtando se ocorre em ambiente público ou privado.

Muitas mulheres no mundo sofrem com violência trabalhista e política como parte inalienável da desigualdade de gênero e falta de direitos iguais para mulheres e meninas.
Uma das taxas mais altas de violência de gênero no mundo é encontrada na região do Pacífico, no Oriente Médio e na África, onde, embora o estupro físico ou sexual tenha uma incidência mais alta, a população feminina é desprotegida em termos de empoderamento econômico, liderança política e inclusão.
De acordo com o Relatório Anual das Nações Unidas 2017-2018, as mulheres permanecem presas em uma rede de desigualdades que as colocam na pior situação em relação assistência e proteção social.
As disparidades de gênero também se cruzam com lacunas na educação, renda e acesso a serviços, além de etnia, orientação sexual e localização geográfica.
Além disso, mulheres, tanto adultas como jovens, são particularmente vulneráveis ​​na educação, o que as impede de alcançar a educação universal e de ter mais oportunidades de emprego.
Assédio, discriminação no trabalho e agressividade psicológica também fazem vítimas, pois as mulheres são expostas a horários de trabalho extenuantes, baixos salários, condições difíceis e um risco aumentado de violência.
Os dados dados ONU mostram que uma em cada dez mulheres na União Europeia declara ter sofrido cyberbullying desde os 15 anos de idade, o que inclui e-mails ou mensagens SMS indesejados, sexualmente explícitos e ofensivos ou tentativas inapropriadas e ofensivas redes sociais, posicionadas como os principais meios pelos quais essa violência psicológica é exercida.
Enquanto isso, um estudo realizado em 27 universidades nos Estados Unidos revelou que 23% das estudantes universitárias são vítimas de agressão sexual ou má conduta sexual.
Por seu lado, a África é um dos continentes mais restritivos em termos de direitos das mulheres e estima-se que milhões delas tenham sido submetidas a mutilação genital feminina.
O continente africano também lidera o ranking como a região com abortos menos seguros do mundo, seguida pela Oceania e pela América Latina, que ceifa milhares de vidas femininas todos os anos. Acredita-se que apenas um em cada quatro abortos seja realizado em condições seguras.
A ONU Mulheres implementa um plano de ajuda em vários países para eliminar essas diferenças de gênero e criar centros de aconselhamento para sobreviventes de violência.
Da mesma forma, alguns governos desenvolvem planos de empoderamento econômico para combater a violência contra as mulheres, como o Japão, que, por exemplo, aprovou a licença de paternidade para permitir o desenvolvimento profissional das mães.
No entanto, todas as ações continuam a parecer inúteis quando, os dados de ONU confirmam que 71% das vítimas de tráfico em todo o mundo são mulheres e meninas, e uma em cada duas mulheres em 2017 foi morta por seu parceiro sentimental ou um membro da sua família.

Fonte: Prensa Latina

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha