Notícias

Abertas as inscrições para o curso de capacitação em consumo consciente

6 de setembro de 2012

O Sinpro Minas, a OAB-MG e a Fae/Uemg lançaram o Projeto Educação, Consumo e Responsabilidade Socioambiental, que se iniciará com um curso de capacitação para professores. O objetivo é que os docentes atuem como multiplicadores de práticas conscientes nas instituições de ensino. O curso de extensão, que é gratuito, terá a carga horária de 100 h/aula e certificação pela Uemg. As inscrições para a primeira turma com 60 vagas podem ser feitas pela internet (Clique aqui).

O Projeto foi apresentado pelas entidades às instituições de ensino, professores e membros da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados, em evento realizado na OAB-MG, em 21 de agosto. “O mérito do curso será capacitar os professores para lidar com a ótica da mercantilização e do consumismo”, disse o presidente do Sinpro Minas, Marco Eliel Santos de Carvalho, destacando a interdisciplinariedade do tema.

O coordenador do Centro de Extensão da Faculdade de Educação da Uemg, Roberto Márcio Rezende, falou sobre a importância de um projeto como esse no cenário atual. “A questão ambiental envolve toda a sociedade”, afirmou. O professor também destacou a importância da aproximação entre a universidade e as escolas do ensino básico.

“Essa é uma parceria histórica”, ressaltou o coordenador da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB-MG, Bruno Bugarelli, que fez uma exposição sobre a iniciativa.  Segundo ele, a proposta é implantar um programa de consumo consciente, junto às instituições de ensino públicas e privadas de Belo Horizonte, com a perspectiva de se estender para as cidades do interior do estado.

O Projeto Educação, Consumo e Responsabilidade Socioambiental é dividido em três fases de desenvolvimento, cujo objetivo é dotar de conhecimento teórico e prático o corpo docente, integrá-los aos alunos em atividade de prática científica e cultural e, ao final, certificar a instituição e o professor. A escola que designar e apoiar os professores participantes do curso receberá o selo “Consumo sustentável”.

O curso, que iniciará em setembro de 2012, será dividido em quatro eixos com a carga horária de 12h/aula cada um, além da elaboração de um projeto final a ser implementado com atividades práticas.Mais informações: (31) 2102 5935

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha