Notícias

Acolhida é fundamental para o sucesso escolar

19 de fevereiro de 2015

Fevereiro e março: período de adaptação dos alunos ao novo ano letivo

Artigo de Denise Souza Costa
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 – Rede particular de ensino de BH

A volta às aulas em fevereiro é seguida pelo feriado de carnaval, que requer, em alguns casos, uma nova adaptação dos alunos ao ambiente escolar nas semanas seguintes.

Esses dias iniciais de aula são de suma importância para o sucesso escolar de professoras e alunos, no decorrer do ano letivo. Aquele ditado que diz: _A primeira impressão é a que fica, se encaixa de forma bem real nos primeiros dias de aula.

Se a professora estabelece um vínculo bem bacana desde o primeiro momento das devidas apresentações na porta da sala, a certeza do êxito nas relações professora-aluno até o final do ano,  já fica firmada.

A professora deve estar atenta todo o tempo, com seu olhar, com suas palavras, com seus gestos. Não deve tocar na criança antes de conversar com ela e antes que ela se despeça dos pais tranquilamente. Nada de ir puxando pelo braço, pegando sua lancheira e mochila. Esses objetos são suas referências de casa e devem ser retiradas pela criança.

A professora explica onde a criança deverá colocar seus pertences, pode até oferecer para ajudar, mas se ela relutar, deixe o tempo que for necessário, até que ela veja que é a única que, digamos assim, não está  obedecendo o combinado da sala.  Geralmente a criança que gruda na lancheira e na mochila, causa um transtorno espacial para ela mesma. A mochila atrapalha o corredor entre as cadeiras, a lancheira cai toda hora, muda daqui e dali e ela logo, logo toma a  atitude de se livrar do incômodo, sem maiores problemas.

A acolhida preparada com antecedência pelo professor é fundamental! As atividades devem  ser organizadas de forma  bem descontraída, criativas, prazerosas, interativas, com horários flexíveis. Rodinhas de conversa informal, brincadeiras variadas e atividades manuais, deverão fazer parte das primeiras semanas e devem ser encaixadas durante a rotina do ano todo.

A adaptação dos pais

“Sim, a adaptação da nova turma inclui os pais. Se por um motivo X ou Y, os pais não vão com a “cara” da professora, vão “pegar no pé” o ano todo. E ninguém em sã consciência quer isso, não é mesmo? Então arregacem as mangas, e se esmerem em dar segurança e orientação à eles, tirem suas dúvidas, dê dicas e ideias,  tenha disponibilidade, tranquilidade e terá parceiros e aliados importantes em seu trabalho durante o ano todo.”

Os novatos

O aluno novato precisa de atenção especial, para que as mudanças, que são muitas, não causem ansiedade e desconforto. O novo ambiente, a nova rotina, a nova professora, as novas amizades e a saudade das “velhas”, tudo precisa do carinho e da paciência de todos os envolvidos na comunidade escolar.

Os veteranos

Os alunos “antigos” podem dar suporte ao trabalho da professora, auxiliando de forma efetiva na apresentação do novo ambiente, reforçando a nova rotina e criando laços de amizades e afeto.

Integração de qualidade

Então, vamos fazer  uma transição tranquila entre o ambiente familiar e escolar, de modo que as relações sejam de confiança, favorecendo uma integração de qualidade, tornando o ambiente escolar uma continuação do lar. Queremos que a escola se torne um lugar de crianças felizes, que levantam querendo vestir o uniforme, e que retornem pra casa querendo voltar no dia seguinte.

Feliz ano letivo! Que saiamos da zona de conforto, que ousemos mais e que coloquemos o nosso coração na mesa.
Surpreenda!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha