Estudantes do Marista Dom Silvério fizeram, nesta sexta-feira (1/4), uma manifestação em frente à escola, na Savassi, região centro-sul de Belo Horizonte. Cerca de 300 alunos participaram do ato, em protesto contra a demissão de duas professoras, por causa da adesão à greve da categoria.
Com ‘frases de ordem’, cartazes, apitos e nariz de palhaço, eles reivindicam a imediata reintegração das docentes. “Cadê a filosofia, demissão não é cidadania”, protestaram os estudantes.
Para Jacob Blanck, pai de dois ex-alunos do colégio, o ocorrido na escola não é novidade. “Isso é normal no Dom Silvério. Muitos ex-alunos não têm saudades da escola. Eles [a diretoria] maltratam os professores. De marista, eles não têm nada”, disse Blanck. Em seguida, afirmou que os docentes sempre trabalharam sob pressão. “Eles não respeitam nem os pais nem os trabalhadores. O que rege a diretoria desta escola é o dinheiro”.
“Começamos esse movimento na quarta-feira, quando ficamos sabendo das demissões, e elegemos representantes do terceiro ano para conversar com a diretoria. No entanto, a revolta dos alunos aconteceu por causa da postura da direção, que disse que foi uma decisão da escola e os alunos não poderiam interferir”, disse Alexandre Sander, estudante do terceiro ano.
Para ele, a maior preocupação é com a perda da qualidade da educação. “Essas professoras, na nossa opinião, são as melhores de Belo Horizonte”, afirmou. “Foi uma posição ilegal e imoral. São duas professoras excelentes, e nosso sentimento é de indignação. Os professores estão com medo”, disse o estudante Lucas.
Nessa quinta-feira, o Sinpro Minas encaminhou um ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT), pedindo uma reunião em caráter emergencial com a participação da direção da escola, visando o cancelamento das dispensas efetuadas e a imediata reintegração das professoras demitidas. O sindicato solicita, ainda, que o órgão adote as providências legais para a reparar e coibir atitudes dessa natureza. Acompanhe as notícias do Sinpro Minas nas redes sociais: Twitter e Facebook.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.