Notícias

Alunos do Marista protestam contra demissões

1 de abril de 2011

Estudantes do Marista Dom Silvério fizeram, nesta sexta-feira (1/4), uma manifestação em frente à escola, na Savassi, região centro-sul de Belo Horizonte. Cerca de 300 alunos participaram do ato, em protesto contra a demissão de duas professoras, por causa da adesão à greve da categoria.

Com ‘frases de ordem’, cartazes, apitos e nariz de palhaço, eles reivindicam a imediata reintegração das docentes. “Cadê a filosofia, demissão não é cidadania”, protestaram os estudantes.

Para Jacob Blanck, pai de dois ex-alunos do colégio, o ocorrido na escola não é novidade. “Isso é normal no Dom Silvério. Muitos ex-alunos não têm saudades da escola. Eles [a diretoria] maltratam os professores. De marista, eles não têm nada”, disse Blanck. Em seguida, afirmou que os docentes sempre trabalharam sob pressão. “Eles não respeitam nem os pais nem os trabalhadores. O que rege a diretoria desta escola é o dinheiro”.

“Começamos esse movimento na quarta-feira, quando ficamos sabendo das demissões, e elegemos representantes do terceiro ano para conversar com a diretoria. No entanto, a revolta dos alunos aconteceu por causa da postura da direção, que disse que foi uma decisão da escola e os alunos não poderiam interferir”, disse Alexandre Sander, estudante do terceiro ano. 

Para ele, a maior preocupação é com a perda da qualidade da educação. “Essas professoras, na nossa opinião, são as melhores de Belo Horizonte”, afirmou. “Foi uma posição ilegal e imoral. São duas professoras excelentes, e nosso sentimento é de indignação. Os professores estão com medo”, disse o estudante Lucas.

Nessa quinta-feira, o Sinpro Minas encaminhou um ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT), pedindo uma reunião em caráter emergencial com a participação da direção da escola, visando o cancelamento das dispensas efetuadas e a imediata reintegração das professoras demitidas. O sindicato solicita, ainda, que o órgão adote as providências legais para a reparar e coibir atitudes dessa natureza. Acompanhe as notícias do Sinpro Minas nas redes sociais: Twitter e Facebook.

  • CLIQUE AQUI e leia a nota do Sinpro Minas sobre as demissões no Colégio Marista

  • CLIQUE AQUI e assista à reportagem da TV Alterosa 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha