Notícias

Apenas metade dos países do mundo garante direito à educação

31 de outubro de 2017

Mais de 260 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola; menos da metade conclui o ensino secundário

Em todo o mundo, apenas cinco em cada dez países garantem o direito à educação e mais de 260 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar estão fora da escola.

Os dados constam no relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e têm como base pesquisas realizadas entre 2010 e 2015 em 128 países.

O documento, lançado no Brasil na última semana, também informa que 82% das constituições dos países analisados mencionam o direito à educação, mas apenas 55% dos países garantem que esse direito seja cumprido. Em média, 83% das crianças concluem a escola primária e apenas 45% concluem o ensino secundário.

Nesse sentido, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, apelou aos governos de todo o mundo para que assumam mais responsabilidade no âmbito da educação.

“Os governos são os primeiros encarregados do dever de garantir o direito à educação. Mesmo assim, esse direito não é legalmente capaz de ser a base de um processo judicial em quase metade dos países [pesquisados], e o primeiro plano de ação para aqueles com uma queixa é [normalmente] perdido”, avalia Bokova na introdução do relatório.

Especificamente sobre o Brasil, o relatório cita o Plano Nacional de Educação, de 2014, como um bom exemplo de diálogo do governo com a sociedade civil. Seu processo de construção envolveu cerca de 3,5 milhões de pessoas.

A agência da ONU alertou que medidas adotadas em vários países para responsabilizar as escolas pelos resultados obtidos pelos alunos podem ser arriscadas se não forem cuidadosamente concebidas.

A Unesco avaliou que esse tipo de lei incentiva a competição e tem efeitos positivos mínimos no desempenho dos estudantes, além de aumentar a lacuna entre crianças brancas e negras.

Fonte: Brasil de Fato 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha