Após fazer denúncias, diretor da Fumec é afastado

9 de setembro de 2010

Funcionários e alunos da Universidade Fumec realizaram ontem uma manifestação de repúdio à suspensão dos professores Eduardo Georges Mesquita e Estevam Quintino Gomes, representantes da faculdade de engenharia e arquitetura no Conselho Curador da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), mantenedora da universidade de mesmo nome.

O diretor geral da escola de engenharia e arquitetura, Luiz de Lacerda Júnior, também foi afastado das atividades acadêmicas, sob o argumento de que estaria “gerando distúrbio e instabilidade no ambiente acadêmico por se opor as medidas tomadas pelo conselho curador”.

Lacerda nega as acusações e afirma que seu afastamento se deve às denúncias feitas pelos representantes da faculdade de engenharia e arquitetura. Segundo ele, os conselheiros encontraram diversas irregularidades financeiras e administrativas na fundação, como obras realizadas a custos desproporcionais e balanço publicado sem a aprovação do conselho.

“Os conselheiros da faculdade de engenharia pediram uma auditoria externa para apuração das irregularidades, mas a proposta nunca foi aceita. Desde que informamos as irregularidades ao Ministério Público Estadual (MPE), o presidente da Fumec, Air Rabelo, iniciou uma retaliação contra os conselheiros e até contra a faculdade de engenharia, com o aumento da contribuição para a reitoria. Hoje suportamos 42% da despesa da universidade”, disse.

O diretor da faculdade também acredita que as suspensões se devem ao fato da faculdade de engenharia e arquitetura assumir a presidência do conselho curador este ano. “Há 26 anos existe um acordo entre as três faculdades de rotatividade na presidência do conselho. Eles sabem que vamos apurar tudo que eles não querem”, diz.

A fundação, por meio da assessoria, não comentou as denúncias e informou que instaurou um procedimento “para apurar a inconsistência administrativa” do diretor da faculdade.Fonte: O Tempo – 9/9