Aprovação do governo Dilma supera a de Anastasia em BH

7 de maio de 2012

Publicado no Jornal OTEMPO em 07/05/2012

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada nos dias 26 e 27 de abril, mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) é bem avaliada em Belo Horizonte. Mais da metade dos entrevistados considera o desempenho do governo federal bom ou muito bom. A gestão do governador Antonio Anastasia (PSDB) também é aprovada pela população da capital mineira, mas a avaliação positiva alcança um índice menor do que o obtido pela administração de Dilma.

Para 8,4% dos entrevistados, o desempenho do governo federal é muito bom. Para outros 48,6% é bom. Somando os dois conceitos, 57,0% dos pesquisados avaliam positivamente a administração da presidente Dilma Rousseff. Para 28,0%, a gestão da petista é regular. Afirmam que ela é ruim 4,8%. Avaliam que é muito ruim 6,0%. Já 4,2% dizem que não sabem avaliar.

Já o trabalho do governador Antonio Anastasia recebe conceito muito bom de 6,1% dos pesquisados. Para outros 37,3%, o governo estadual é bom. Assim, 43,4% avaliam positivamente a gestão no Estado. Classificam a administração como regular 31,4% dos questionados. Dizem que é ruim 6,5%. Afirmam que é muito ruim 8,2%. Outros 10,4% dos entrevistados afirmam que não sabem avaliar.

Lideranças. Apesar de as gestões do s governos federal e estadual serem bem avaliadas em Belo Horizonte, a presidente Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia não estão entre as lideranças mais admiradas.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentadas as opções de respostas para os entrevistados, o senador Aécio Neves (PSDB) é citado por 11,4% dos entrevistados como a liderança política mais admirada em Belo Horizonte. Em segundo lugar aparece o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), que foi lembrado por 5,5% dos pesquisados. O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), está na terceira colocação. Ele é apontado como a principal liderança por 3,2%. Em seguida, no quarto lugar, está o governador Antonio Anastasia, com apenas 2,4%. A presidente Dilma Rousseff não aparece entre os 20 mais citados.

Ainda são lembrados como lideranças mais admiradas o ex-ministro de Desenvolvimento Social Patrus Ananias (1,9%), o deputado estadual do PV Délio Malheiros (1,1%), o deputado estadual do PSDB João leite (1,1%) e o deputado federal do PMDB Leonardo Quintão (0,7%).

Lacerda, Malheiros e Quintão são pré-candidatos a prefeito de Belo Horizonte. Outro pretendente ao cargo é o deputado federal Eros Biondini (PTB), que foi lembrado como principal liderança por 0,2%.

Estatísticas

Registro. A pesquisa foi realizada nos dias 26 e 27 de abril, com 900 entrevistados. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é MG-00056/2012.

Repercussão

Adversários de Lacerda apostam na força da TV

O início da campanha eleitoral, na TV e nas ruas, poderá dar mais equilíbrio aos candidatos no embate pela Prefeitura de Belo Horizonte. Essa é a aposta dos adversários do prefeito Marcio Lacerda (PSB), líder absoluto da pesquisa Data Tempo/CP2, que ouviu 900 pessoas e foi publicada ontem.

O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), segundo colocado nos cenários em que aparece, com aproximadamente 13%, ressalta que muita coisa pode mudar no quadro eleitoral. “Ainda é muito cedo para falar em pesquisa”, opinou. “A campanha começa mesmo na televisão”. Quintão disputou o segundo turno em 2008, e acredita em um índice de rejeição a Lacerda maior do que 11,4% registrado no levantamento.

Já a possibilidade de definição no primeiro turno não é tão significativa na opinião do deputado estadual pelo PV, Délio Malheiros, terceiro colocado (4,4%) no cenário com todos os possíveis candidatos. “Estou satisfeito com meus números. Poucas pessoas têm informação da candidatura própria do PV”, disse. Para ele, o prefeito está sendo beneficiado pelo cargo que ocupa. “Ele está fazendo campanha com dinheiro público”.

Lacerda, por meio de sua assessoria, rebateu a crítica e afirmou que a prefeitura está meramente relatando à população os projetos em execução. A respeito do resultado, a assessoria declarou ser um “retrato do momento”.

Já na avaliação da quarta colocada, Vanessa Portugal (PSTU), que tem 3,6% das intenções, “o perfil da campanha do partido não mudou”, o que teria colaborado para a lembrança de seu nome. Ela lamenta que partidos menores tenham poucos recursos para a campanha.

(Daniel Leite)

Prefeito venceria no 1º turno

A pesquisa DataTempo/CP2 divulgada na edição de ontem mostra o prefeito Marcio Lacerda (PSB) na liderança da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ele é o primeiro colocado em todos os cenários montados e alcança mais de 50% das intenções de voto em todos eles.

Assim, de acordo com o levantamento, se a eleição fosse hoje, não haveria segundo turno na capital mineira.

Considerando as lideranças mais admiradas na cidade, a situação de Marcio Lacerda fica ainda mais confortável. Segundo o levantamento, os dois principais apoiadores de Lacerda, o senador Aécio Neves (PSDB) e o ministro Fernando Pimentel (PT) são também os principais líderes políticos de Belo Horizonte, além do próprio prefeito. (CK)