Foi publicado na Revista do Tribunal Superior do Trabalho (Vol. 86, n. 4 – out./dez. 2020) o artigo intitulado “O trabalho remoto dos docentes no Brasil em tempos de pandemia: reflexões jurídicas sobre a alteração do locus e modus” de autoria de Thaís Cláudia D’Afonseca da Silva e Cristiane Carvalho Andrade Araújo.
Thais D’Afonseca, além de professora do Curso de Direito da PUC Minas e doutoranda em Direito na mesma instituição, é vice-presidenta do Sinpro Minas.
O Sinpro Minas recomenda a leitura!
Resumo: Profundas mudanças no contexto social, político e econômico foram impostas pela pandemia da Covid-19, impactando diretamente o mundo do trabalho, não apenas pela própria questão sanitária, mas marcando sensivelmente a inserção em massa das tecnologias da informação e comunicação como instrumento de trabalho. O cenário implementou igualmente ao trabalho docente grandes mudanças, com a transferência de seu locus e alteração de seu modus. Nesse estado de coisas, o artigo busca avaliar o trabalho remoto dos professores em razão da sua natureza jurídica e os efeitos e direitos, a partir de uma interpretação sistemática, teleológica e constitucional do Direito do Trabalho.
Fonte: https://hdl.handle.net/20.500.12178/181671
Leia o artigo na íntegra: Clique aqui
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.