Assembleias para discussão da pauta

11 de novembro de 2014

Campanha reivindicatória

A pauta da campanha reivindicatória 2015 será discutida em duas assembleias convocadas pelo Sinpro Minas de Belo Horizonte. A primeira será no dia 22 de novembro, sábado, às 10h, e a segunda, no dia 25 de novembro, terça-feira, às 18h30. As assembleias serão realizadas na sede do sindicato (rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – BH).  No interior do estado, também vão ocorrer assembleias para a aprovação da pauta.. Acompanhe a divulgação das regionais.

Preparação para a campanha reivindicatória 2015

O cenário da educação privada mudou substancialmente. Grandes escolas e conglomerados são uma realidade do mercado educacional. Hoje, grupos empresariais administram escolas com foco na bolsa de valores. Ter um grande número de alunos, que em alguns casos ultrapassa a casa dos milhões, passou a ser um fator de muita relevância.

As altas mensalidades pagas pelos alunos são justificadas pelos donos de escolas por reajustes que teoricamente seriam repassados à categoria. Na prática, as projeções de reajustes dos professores que constam nas planilhas das escolas não são repassados aos professores. Todo ano ficamos com as migalhas desse grande negócio lucrativo.

Por outro lado, a dignidade dos professores é afrontada com baixos salários, aumento de tarefas e descumprimento dos direitos trabalhistas. As consequências são profissionais desmotivados, doentes e desrespeitados.

O que fazer diante de tudo isso?  A categoria já sabe. Com o sind icato à frente das lutas por melhores condições de trabalho e salário digno, os professores devem se unir, participar das assembleias e mobilizar os colegas para avançar nas conquistas reivindicadas. A mobilização da categoria dá o aval para que a negociação entre o sindicato dos professores e os de donos de escolas resulte num acordo com avanços para a educação de qualidade.

A campanha reivindicatória 2015 começa agora! Várias assembleias têm sido agendadas em todo o estado para a definição das pautas de reivindicações que serão entregues aos sindicatos patronais. Os professores sabem o seu valor e não fogem à luta, mesmo diante das pressões do patronal.

Vamos seguir em frente, e demonstrar que merecemos muito mais do que apenas um aumento real.

Principais reivindicações:

Elevar o adicional extraclasse de

20% para 1/3

da jornada;

Carreira

Alterar o

adicional de

quinquênio

para triênio;

Adicional de 10%

para especialização, 15% para mestrado e 20% para doutorado;

Piso

Equiparar o piso da

Educação Básica e unificar

o piso da Educação Superior (BH/Interior)

Campanha reivindicatória passo a passo

1) Assembleias de professores definem a pauta de reivindicação.

2) O sindicato dos professores a entrega ao patronal.

3) Comissões de negociação das partes se reúnem para debater a pauta. Os patrões querem sempre tirar ou dar menos e os professores almejam ganhar mais e serem valorizados.

4) As propostas negociadas são levadas para avaliação em assembleias. Se há muitos professores nas assembleias, os patrões recuam.

5) Quando a data-base da Convenção Coletiva de Trabalho termina, pode-se prorrogar por mais 30 dias. As datas-base são 1º de fevereiro e          1º de abril.

6) Não havendo acordo, pode-se pedir a intermediação da Justiça do Trabalho, que vai dar mais um prazo para as negociações ou instaurar o dissídio coletivo de trabalho, que irá a julgamento muito tempo depois, ou nem isso.

7) Por sua vez, em qualquer momento, diante de impasses, os professores podem decidir por paralisações ou greve, instrumento legal e legítimo, que ajuda a equilibrar a correlação de forças entre patrões e empregados.

8) O Sindicato investe as contribuições dos filiados em atividades de mobilização, comunicação e outras, para fazer com que os professores se empoderem e enfrentem a pressão dentro da escola. Por outro lado, os empresários do ensino investem seus recursos para impedir as conquistas da categoria. Querem aumentar seus lucros e o valor mercadológico das instituições de ensino com o aumento da produtividade dos professores.

9) Fechado o acordo entre as partes, estabelece-se os direitos negociados na Convenção Coletiva de Trabalho, que deve ser cumprida pelas escolas sob pena de multa.

10) A cada ano, as partes se reúnem para discutir novos índices de reajuste de salários e outras cláusulas que afetam as condições cotidianas de trabalho da categoria. Quando a categoria está mobilizada, o sindicato fica forte e há acúmulo de conquistas e valorização.

11) Portanto, a oportunidade de os professores melhorarem suas condições salariais e de trabalho acontece nesses momentos. É preciso coragem para lutar. Se deixarmos a chance passar, outra só na campanha seguinte.

Assembleias

22 de novembro de 2014