Ato em BH reivindica a redução da jornada de trabalho

7 de março de 2008

Dirigentes sindicais fizeram nesta sexta-feira (7), na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, um ato a favor da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho, sem alteração em salários e benefícios, e em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado neste sábado (8 de março). Lançada nacionalmente em 11 de fevereiro, na cidade de São Paulo, durante manifestação com a presença de mais de mil pessoas, a campanha visa recolher assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado ao Congresso Nacional, com o objetivo de pressionar deputados e senadores a aprovarem a PEC 393/01, que trata do assunto. A meta é recolher de um a cinco milhões de assinaturas até 1º de maio. “Iniciamos em fevereiro uma luta, envolvendo todas as centrais, pela redução da jornada de trabalho. É preciso que a sociedade se mobilize para colher o maior número de assinaturas e pressionar os parlamentares a aprovarem o projeto que trata do assunto”, declarou Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas. Para impulsionar a campanha, atos serão realizados em outras cidades e postos de coletas de assinaturas foram montados em diversos sindicatos e locais públicos por todo o Brasil. Em Belo Horizonte, dirigentes sindicais vão distribuir panfletos explicativos nos principais pontos de movimentação da cidade.

Pela proposta das centrais, a jornada deve ser reduzida, inicialmente, de 44 para 40 horas semanais, o que geraria cerca de 2,2 milhões de empregos, segundo estudo elaborado pelo Dieese. Compareceram ao ato desta sexta-feira dirigentes sindicais da CTB, da CUT, entre outras centrais sindicais.