Notícias

Ato em Brumadinho denuncia o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil

23 de abril de 2019

Dia de luta vai reunir atividades em memória às vítimas e em apoio aos familiares e demais atingidos pelo crime da mineradora Vale, que completa três meses nesta quinta-feira (25/4)

Centrais sindicais e movimentos sociais farão um ato em Brumadinho, nesta quinta-feira (25/4), em memória às vítimas do crime da Vale, praticado em janeiro deste ano na cidade, após o rompimento de barragem da mineradora.

A tragédia causada pela empresa é o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil. Retirou a vida de centenas de trabalhadores e trabalhadoras, destruiu postos de trabalho e propriedades rurais, desestruturou a economia local e comprometeu o meio ambiente.

“A Vale optou por não cumprir a legislação preventiva e as normas de segurança do trabalho. Portanto, a mineradora é a responsável direta pela tragédia criminosa que se abate sobre a população. Também são responsáveis o Estado brasileiro e o Estado de Minas, por omissão e negligência”, denunciam os organizadores do ato.

Além das centrais sindicais e de movimentos sociais, o evento conta com a participação da Comissão e Trabalho, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da Prefeitura Municipal de Brumadinho e de familiares das vítimas e atingidos.

Os organizadores do ato cobram da empresa e das autoridades transparência nas investigações e exigem justiça. “Exigimos da Vale e das autoridades competentes apoio imediato e integral às vítimas e seus familiares, reparações e indenizações em níveis adequados, garantia dos empregos diretos e indiretos na região, repao dos danos causados à população, à cidade e às demais regiões afetadas”.

CLIQUE AQUI e confira a programação do ato, que será realizado ao longo do dia, no Espaço Casa Nova Local (Rodovia Augusto Diniz Murta, Km 40). 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha