Dia de luta vai reunir atividades em memória às vítimas e em apoio aos familiares e demais atingidos pelo crime da mineradora Vale, que completa três meses nesta quinta-feira (25/4)
Centrais sindicais e movimentos sociais farão um ato em Brumadinho, nesta quinta-feira (25/4), em memória às vítimas do crime da Vale, praticado em janeiro deste ano na cidade, após o rompimento de barragem da mineradora.
A tragédia causada pela empresa é o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil. Retirou a vida de centenas de trabalhadores e trabalhadoras, destruiu postos de trabalho e propriedades rurais, desestruturou a economia local e comprometeu o meio ambiente.
“A Vale optou por não cumprir a legislação preventiva e as normas de segurança do trabalho. Portanto, a mineradora é a responsável direta pela tragédia criminosa que se abate sobre a população. Também são responsáveis o Estado brasileiro e o Estado de Minas, por omissão e negligência”, denunciam os organizadores do ato.
Além das centrais sindicais e de movimentos sociais, o evento conta com a participação da Comissão e Trabalho, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da Prefeitura Municipal de Brumadinho e de familiares das vítimas e atingidos.
Os organizadores do ato cobram da empresa e das autoridades transparência nas investigações e exigem justiça. “Exigimos da Vale e das autoridades competentes apoio imediato e integral às vítimas e seus familiares, reparações e indenizações em níveis adequados, garantia dos empregos diretos e indiretos na região, repao dos danos causados à população, à cidade e às demais regiões afetadas”.
CLIQUE AQUI e confira a programação do ato, que será realizado ao longo do dia, no Espaço Casa Nova Local (Rodovia Augusto Diniz Murta, Km 40).
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.