Ato nacional protesta contra precariedade nas escolas da Rede Metodista

18 de setembro de 2020

Estudantes, pais, docentes e sindicatos de professores e de auxiliares de administração escolar de várias partes do país farão um ato virtual, nesta terça-feira (22/9), contra as escolas da “Rede Metodista” de ensino.

Chamado de “Dia nacional do basta!”, o protesto será realizado a partir das 19 horas, pelas redes sociais e pela plataforma digital Zoom (clique aqui para acessar o endereço). O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os constantes descumprimentos de direitos trabalhistas por parte das escolas do grupo em todo o país, que ocorrem há anos.

Entre as irregularidades estão o atraso no pagamento de salários, do 13º e das férias, a ausência de depósito do FGTS, a não quitação de verbas rescisórias, o desrespeito a decisões da Justiça e a acordos assinados, o assédio moral, entre outras.

Por diversas vezes, os professores, os auxiliares de administração escolar e as entidades sindicais apresentaram propostas para solucionar as pendências, mas as direções dessas escolas não têm assumido o compromisso de regularizá-las.

Um quadro que se arrasta há anos e tem gerado insatisfação entre os docentes e demais trabalhadores, com reflexos negativos para a qualidade da educação.

Aqui em Minas, essa é a situação por exemplo no Instituto Metodista Izabela Hendrix, onde os professores estão em greve.

“Estamos vivendo as consequências da escolha da direção da ‘Rede Metodista’, preocupada muito mais com a lógica mercantil do que em reafirmar a qualidade de ensino”, denunciam as entidades sindicais, entre elas o Sinpro Minas, em nota de divulgação para o ato.

“A precariedade e o desrespeito nas condições de ensino, de trabalho acadêmico e administrativo e, consequentemente, de vida, produzem vulnerabilidades, adoecimento físico e mental e um sofrimento intenso que atinge diretamente as famílias, além de trazer insegurança a toda comunidade escolar. Por isso dizemos basta e chamamos todos e todas para esse dia nacional, pois resistiremos!”, convocam as entidades.

Ato virtual – Dia nacional do basta! Participem!
Em defesa da vida, da dignidade e dos direitos dos professores e funcionários da “Rede Metodista”

Data: 22/9 – terça-feira | a partir das 19 horas
Local: Zoom (clique aqui para acessar o endereço) e redes sociais dos sindicatos

Entidades participantes