A receita federal vai fiscalizar contribuintes que receberam atrasados do INSS ( Insttituto Nacional do Seguro Social) em 2009 e em 2010, mas não declararam os valores que foram pagos. Também estão na mira do Leão os servidores que receberam precatórios alimentares e verbas da justiça brasileira.
Segundo a receita, muitos contribuintes deixaram de declarar os atrasados por pensarem que, como já é feito desconto de 3% na fonte na justiça federal, não é preciso informar os valores na declaração de ajuste anual. No total, 659 mil segurados receberam atrasados do INSS no ano passado.
A receita federal pretende fiscalizar todos os rendimentos de “natureza salarial” vindos de ações judiciais. Quem não declarar os ganhos desses atrasados poderá ser multado em 75% – a multa será calculada sobre o valor restituído indevidamente. Assim, por exemplo, se um segurado não informou os atrasados e conseguiu uma restituição maior por conta dessa omissão, a multa será cobrada sobre esse valor indevido que ele tinha obtido.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.