Banquetaço nas ruas em todo o país critica fim do Consea

26 de fevereiro de 2019

Mais de 15 cidades brasileiras recebem o Banquetaço nesta quarta-feira, dia 27, um ato que cobra a continuidade do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, CONSEA. Ele foi extinto pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL). O CONSEA foi criado para defender o valor da alimentação saudável e sem agrotóxicos.

Na capital mineira, a ação acontecerá no Viaduto Santa Tereza, das 12 às 16 horas. A iniciativa vai distribuir mais de 15 mil refeições no país, todas preparadas com produtos da agricultura familiar e da agroecologia. No evento de Belo Horizonte, serão realizados debates e apresentações culturais.

O banquetaço foi criado em 2017, na cidade de São Paulo, como protesto à farinata, ou ração humana, proposta pelo então prefeito João Dória (PSDB).

Atualmente, a população também se organiza pela internet, coletando assinaturas contra a extinção do conselho .

Ouça pela Rádio Sinpro Minas: Banquetaço repudia fim do Consea

Fonte: Brasil de Fato