Belém recebe Fórum Social Mundial

6 de janeiro de 2009

Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, será realizado o Fórum Social Mundial 2009 – Amazônia, em Belém. Serão 2.359 atividades autogestionadas por centenas de organizações internacionais, tendo por objetivo a discussão e a busca de soluções para os principais problemas globais. A escolha do local para sediar o evento não foi por acaso. A Amazônia está no centro dos debates atuais devido à sua importância para a conservação do mundo em que vivemos. As questões de ordem política, econômica e ambiental ocuparão as mesas de debate, oficinas, conferências e palestras durante o Fórum.

Neste ano, o território do Fórum Social Mundial 2009 compreenderá as Universidades Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Federal do Pará (UFPA). O Sinpro Minas, mais uma vez, através de representantes, vai participar, acompanhar e repercutir as atividades do evento.

A Carta de Princípios do Fórum Social Mundial tem como premissa a idéia de que esta iniciativa seja um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, e estão empenhadas na construção de uma sociedade planetária orientada por uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra.

As três primeiras edições do Fórum, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (América do Sul). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).

As questões políticas gerais e a discussão sobre os rumos do Fórum, o local de sua realização e as metodologias dos eventos anuais são debatidas e encaminhadas no âmbito do Conselho Internacional (CI), formado atualmente por 129 organizações, e de suas comissões: Metodologia, Conteúdo e Temáticas, Expansão, Estratégias, Recursos, Comunicação.

As inscrições de organizações e indivíduos podem ser feitas através do link abaixo: