Notícias

Belém recebe Fórum Social Mundial

6 de janeiro de 2009

Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, será realizado o Fórum Social Mundial 2009 – Amazônia, em Belém. Serão 2.359 atividades autogestionadas por centenas de organizações internacionais, tendo por objetivo a discussão e a busca de soluções para os principais problemas globais. A escolha do local para sediar o evento não foi por acaso. A Amazônia está no centro dos debates atuais devido à sua importância para a conservação do mundo em que vivemos. As questões de ordem política, econômica e ambiental ocuparão as mesas de debate, oficinas, conferências e palestras durante o Fórum.

Neste ano, o território do Fórum Social Mundial 2009 compreenderá as Universidades Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Federal do Pará (UFPA). O Sinpro Minas, mais uma vez, através de representantes, vai participar, acompanhar e repercutir as atividades do evento. 

A Carta de Princípios do Fórum Social Mundial tem como premissa a idéia de que esta iniciativa seja um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo, e estão empenhadas na construção de uma sociedade planetária orientada por uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra.

As três primeiras edições do Fórum, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (América do Sul). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).

As questões políticas gerais e a discussão sobre os rumos do Fórum, o local de sua realização e as metodologias dos eventos anuais são debatidas e encaminhadas no âmbito do Conselho Internacional (CI), formado atualmente por 129 organizações, e de suas comissões: Metodologia, Conteúdo e Temáticas, Expansão, Estratégias, Recursos, Comunicação.

As inscrições de organizações e indivíduos podem ser feitas através do link abaixo:

http://inscricoes.fsm2009amazonia.org.br/content/index.php

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha