Notícias

Brasil: 1% mais rico é dono da metade da riqueza, 50% mais pobres detêm 1%

7 de dezembro de 2021

Dados do relatório The World Inequality Report 2022, divulgado pelo World Inequality Lab, co-dirigido pelo economista Thomas Piketty, mostra que desigualdade aumentou com Bolsonaro e pandemia.

Por Plinio Teodoro, na revista Fórum

O fosso da desigualdade no Brasil se aprofundou desde a chegada de Jair Bolsonaro (PL), que pregou uma política negacionista que levou mais de 616 mil brasileiros à morte e outros milhares de volta ao mapa da fome e à miséria.

Dados do relatório The World Inequality Report 2022, divulgado nesta terça-feira (7) pelo World Inequality Lab, co-dirigido pelo economista Thomas Piketty, mostra que no Brasil a burguesia que representa 1% da população controla mais de 50% da riqueza nacional. Por outro lado, os 50% mais pobres detém apenas 1% dos bens do país.

Segundo o estudo, a desigualdade aumentou entre 2019, quando os 10% mais ricos detinham 58,6% da renda nacional. Hoje, esse pequeno grupo controla 59% da economia. A metade mais pobre, que concentrava 10,1% agora detém 10%.

Nos Estados Unidos, segundo o levantamento, os 10% mais ricos controlam 45% da renda nacional. Na China, essa parcela recebe 42% dos rendimentos do país.

O estudo, desenvolvido por Piketty, usa dois indicadores principais para medir a desigualdade: renda, que é a soma de tudo que um indivíduo recebeu ao longo de um ano, e riqueza, que agrega o estoque de acumulação de capital, como poupança e rendimentos.

O estudo cita que “desde os anos 2000, a desigualdade foi reduzida no Brasil e milhões de indivíduos tirados da pobreza, em grande parte graças a programas governamentais, como o aumento de o salário mínimo ou Bolsa Família”, mas que a desigualdade de renda permaneceu praticamente inalterada.

Veja o estudo comparativo entre os países na íntegra (clique aqui para acessá-lo).

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha