Campanha “Dia D”: pessoas com deficiência e o direito ao mercado de trabalho

22 de setembro de 2015

Objetivo é ampliar as oportunidades de emprego para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS

Em todo o Brasil, 25 de setembro será o “Dia D” para empregadores e trabalhadores. A campanha do Ministério do Trabalho, organizada em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), visa reunir empregadores e trabalhadores para cadastrar oportunidades de emprego e perfil de trabalhadores, além de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho.

Em Belo Horizonte, um posto especial do Sistema Nacional de Emprego (Sine) será montado no Hall das Bandeiras, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para atendimento exclusivo a PCDs e reabilitados do INSS, que poderão ter contato com prováveis empregadores, das 10h às 16h. O “Dia D” também vai acontecer nos postos do Sine e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de 27 municípios do estado (veja quadro abaixo).

A Lei nº 8.213/91, chamada Lei de Cotas, determina a obrigatoriedade para as empresas, com cem ou mais empregados, preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. O “Dia D” também pretende informar e alertar as empresas sobre essa determinação. No estado, 3.304 empresas devem cumprir a Lei de Cotas, oferecendo 66.316 postos de trabalho. Atualmente, 29.834 dessas vagas estão ocupadas, existindo ainda 36.482 vagas para PCDs e trabalhadores reabilitados. Na capital mineira, aproximadamente 700 empresas não cumprem esta exigência legal, que pode gerar multas se for desconsiderada.

Documentação

É importante que os candidatos a uma vaga de emprego compareçam aos postos do Sine e UAIs portando os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS e comprovante de endereço. A apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo do trabalhador.

Municípios de Minas Gerais que realizarão o Dia D

Belo Horizonte, Sete Lagoas, Divinópolis, Nova Serrana, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, São João Del Rei, Juiz De Fora, Montes Claros, Patos Minas, Araxá, Uberaba, Pouso Alegre, Poços De Caldas, Varginha, Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Almenara, Araçuaí, Ituiutaba, Muriaé, Paracatu, Passos, Salinas e Uberlândia.

Confira, no link abaixo,  uma entrevista com  Rosana Bastos, assessora para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho da Subsecretaria de Trabalho da Sedese.

A programação e o local de realização do Dia D de cada cidade podem ser consultados aqui

Rádio Sinpro Minas – Dia D

Outras informações:

Assessoria de Comunicação Social – Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (31) 3916-8235.

Uma resposta