Incitação à violência contra a mulher, à cultura do estupro e até ao feminicídio estão presentes em canções famosas
“Sempre de cara amarrada. Será que ela quer pancada?! É só o que lhe falta dar! Ela quer apanhar!” Este é um trecho de uma música de Jorge Veiga, cantor e compositor brasileiro. Assim como essa letra, muitas outras retratam quanto o machismo e a incitação à violência estão inseridos na cultura musical do país.
Na semana do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) da Prefeitura de São Leopoldo publicou em sua página no Facebook fotos da campanha “Música: Uma Construção de Gênero”, que denuncia machismo, feminicídio, cultura do estupro e violência contra mulher presentes em letras de músicas.
As fotos trazem mulheres segurando cartazes com trechos de canções. As imagens foram expostas durante um seminário do Mês da Mulher e agora ficam disponíveis para a comunidade, no saguão da prefeitura do município das 9h às 14h (Av. Dom João Becker, 754 – Centro). A partir de abril a exposição passará a ser itinerante.
Fonte: Revista Fórum
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.