Notícias

Campanha reivindicatória 2011Conjuntura econômica permite avanços

4 de fevereiro de 2011

A campanha reivindicatória de 2011 dos professores do setor privado de ensino ocorre num cenário econômico bastante favorável. De acordo com projeções do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vai continuar a se expandir. A previsão de crescimento para este ano é de cerca de 5%, seguindo avanço previsto de 7,5% em 2010.

No ano passado, a economia brasileira gerou 2,55 milhões de postos de trabalho, um recorde no país, e, de acordo com o IBGE, o rendimento do trabalhador atingiu o seu maior patamar nos últimos sete anos. O valor de R$ 1.490,61, média calculada para 2010, representa um ganho de 3,8% em relação a 2009 e de 19% desde 2003.     

Na avaliação da diretoria do Sinpro Minas, o aumento do emprego formal e o ritmo em alta do mercado interno abrem espaço para reajuste dos salários acima da inflação e o atendimento das reivindicações econômicas e sociais da categoria.“Não há razão, sobretudo de ordem econômica, para que os donos de escolas se recusem a atender a nossa pauta. É preciso melhores condições de trabalho, salário digno e valorização dos professores para que a qualidade da educação possa avançar. Vamos construir nossa campanha reforçando a convicção de que podemos muito mais quando lutamos unidos”, afirma Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas. 

Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no primeiro semestre de 2010, mostrou que, das 290 negociações salariais analisadas, em aproximadamente 97% delas foram conquistados reajustes salariais iguais ou acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“A economia está em plena expansão e vai se aquecer ainda mais em 2011. Tanto é que, para acompanhar esse ritmo e aumentar ainda mais a lucratividade, grandes grupos educacionais e muitas instituições de ensino privadas já anunciaram expansões”, destaca Gilson Reis.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha