Representantes do Sinpro Minas e do Sinep-MG participaram de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), nesta sexta (27/4), para tratar sobre a campanha reivindicatória 2012 dos educadores da rede privada. A negociação foi mediada pela chefe da seção de Relações do Trabalho, Alessandra Parreiras.
O impasse continua. Mas, de acordo com sugestão da SRT, os donos de escolas devem levar uma proposta para uma nova reunião no dia 4 de maio, às 9 horas, entre as partes. O patronal vai realizar assembleia, no dia 3/5, para discutir com a categoria econômica uma nova proposta de reajuste. Os professores realizam assembleia, no dia 5 de maio, às 10 horas, na sede do Sinpro Minas (rua Jaime Gomes, 198, Floresta), para avaliar a contraproposta que deve ser apresentada pelos donos de escolas.
Os diretores do Sinpro Minas ressaltaram, durante a reunião, que o pedido de reajuste de 12% é muito justo, diante do crescimento econômico do país, aumento do mercado consumidor, elevação do valor das mensalidades, em média, 12%, e do crescimento do número de alunos nas escolas particulares.
A diretoria do Sinpro esclarece que o patronal não colocou em negociação outros pontos importantes da campanha, tais como a regulamentação do ensino a distância, equiparação dos pisos do ensino infantil ao do ensino médio, além de medidas de combate à violência nas escolas.
Para a doutora Alessandra Parreiras a mediação é uma instância que será cada vez mais utilizada e que possui grandes chances de êxito. Segundo ela, o número de dissídios coletivos tem diminuído e a resolução das campanhas salariais no Ministério do trabalho tornou-se recorrente. De acordo com Parreiras, o papel da SRT é analisar bases e condições para que a negociação seja benéfica para ambas as partes. “Acredito que teremos, em breve, uma solução satisfatória para esse impasse”, completa.
Para o presidente do Sinpro Minas, é muito importante que a categoria esteja mobilizada, pois diante de um impasse, a alternativa dos professores ainda é a paralisação das atividades.
CLIQUE AQUI E ENVIE ESTA NOTÍCIA PARA UM COLEGA. VAMOS MOBILIZAR A CATEGORIA!
Clique aqui e confira momentos da campanha reivindicatória do ano passado.
Clique aqui e reveja imagens de greve e mobilização dos professores da rede privada de ensino.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.