Notícias

Campanha reivindicatória 2013Proposta absurda do Sinep/MG

10 de abril de 2013

Em reunião, realizada nesta terça (09/04), o Sinep/MG apresentou à diretoria do Sinpro Minas uma proposta que representa a retirada de direitos da categoria. Após dois meses de empenho do Sindicato dos Professores em mesas de negociação, os patrões se posicionam no sentido de reduzir direitos e desvalorizar os professores das escolas privadas de Minas Gerais. A proposta patronal é desrespeitosa e merece uma resposta de indignação. Os professores vão intensificar as mobilizações a partir da assembleia do próximo sábado (13/04). Se prevalecer esse posicionamento patronal, a assembleia avaliará a possibilidade de greve.

 

Ao invés de avançar no sentido da unificação dos pisos, da valorização dos salários e da profissão, a proposta do patronal quer fragmentar e fragilizar a categoria docente, precarizando ainda mais as condições de trabalho, especialmente dos professores da educação infantil. A proposta patronal prevê reajuste abaixo da inflação pelo INPC, a criação de pisos diferenciados para a educação infantil, a convocação de professores da educação infantil para reunião sem remuneração, a mudança na cláusula da garantia de salário, e a retirada de bolsas de professores que tenham filhos na educação infantil (0-3 anos).

 

Essa proposta absurda chega na contramão das demandas dos professores. Na Campanha 2013, os professores reivindicam reajuste salarial de 13,42% (percentual que corresponde ao INPC acumulado de 7,22% mais a variação do PIB de 2,7%, e ganho real de 3%), equiparação dos pisos do ensino infantil ao do ensino médio, seguro de vida e regulamentação da educação a distância, além da manutenção das conquistas, já asseguradas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Os professores querem também a equiparação do adicional extraclasse, previsto na Convenção, que hoje é de 20%, ao percentual de 30% pago por atividades extraclasse, dentro do Piso Salarial Profissional Nacional (piso do Magistério).

 

 

Assembleia da Campanha Reivindicatória 2013

 

13 de abril – sábado – 10 horas

 

Sinpro Minas

(Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – BH)

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha