Em reunião, realizada nesta terça (09/04), o Sinep/MG apresentou à diretoria do Sinpro Minas uma proposta que representa a retirada de direitos da categoria. Após dois meses de empenho do Sindicato dos Professores em mesas de negociação, os patrões se posicionam no sentido de reduzir direitos e desvalorizar os professores das escolas privadas de Minas Gerais. A proposta patronal é desrespeitosa e merece uma resposta de indignação. Os professores vão intensificar as mobilizações a partir da assembleia do próximo sábado (13/04). Se prevalecer esse posicionamento patronal, a assembleia avaliará a possibilidade de greve.
Ao invés de avançar no sentido da unificação dos pisos, da valorização dos salários e da profissão, a proposta do patronal quer fragmentar e fragilizar a categoria docente, precarizando ainda mais as condições de trabalho, especialmente dos professores da educação infantil. A proposta patronal prevê reajuste abaixo da inflação pelo INPC, a criação de pisos diferenciados para a educação infantil, a convocação de professores da educação infantil para reunião sem remuneração, a mudança na cláusula da garantia de salário, e a retirada de bolsas de professores que tenham filhos na educação infantil (0-3 anos).
Essa proposta absurda chega na contramão das demandas dos professores. Na Campanha 2013, os professores reivindicam reajuste salarial de 13,42% (percentual que corresponde ao INPC acumulado de 7,22% mais a variação do PIB de 2,7%, e ganho real de 3%), equiparação dos pisos do ensino infantil ao do ensino médio, seguro de vida e regulamentação da educação a distância, além da manutenção das conquistas, já asseguradas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Os professores querem também a equiparação do adicional extraclasse, previsto na Convenção, que hoje é de 20%, ao percentual de 30% pago por atividades extraclasse, dentro do Piso Salarial Profissional Nacional (piso do Magistério).
Assembleia da Campanha Reivindicatória 2013
13 de abril – sábado – 10 horas
Sinpro Minas
(Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – BH)
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.