Campanha reivindicatória: TRT marca audiência de conciliação no Sudeste/MG

15 de março de 2022

Greve dos professores da região Sudeste de Minas
Professoras e professores,
Mais um passo na mobilização por nossos direitos foi dado. O Tribunal Regional do Trabalho chamou o sindicato patronal e o Sinpro Minas para uma audiência de conciliação, agendada para o dia 23 de março. Isso é muito importante, vez que os donos de escolas não admitem avançarmos nas negociações sem, previamente, aceitarmos perder direitos consolidados.
O Sinpro Minas, ouvindo nossa categoria, entende que não é possível a retirada de nenhum direito. Os trabalhadores já andam muito sacrificados, e nós, professores e professoras, sempre contribuímos para que as escolas crescessem. Sempre nos dedicamos ao trabalho e com ele as escolas se destacaram no cenário educacional. Algumas instituições de ensino, aqui de Minas, se transformaram em referência no mercado. É com nosso dedicado trabalho que isso acontece. Também, por essa razão, dizemos: nenhum direito a menos!
Destacamos que a instauração do dissídio de greve só foi bem-sucedida devido à nossa grande e corajosa mobilização. Sabemos que é preciso coragem para garantir direitos trabalhistas, especialmente em um país onde a tônica é a concentração de renda nas mãos de uns poucos e a retirada de renda e direitos da maioria que trabalha.
Continuemos mobilizados!
Nosso movimento grevista é regional e está em todas as cidades do sudeste de Minas. Hoje uma escola pode parar aqui, amanhã em outra cidade, depois em outra, e assim por diante nosso movimento vai se manifestando.
Sabemos que muitos empregadores estão praticando o terror contra nossa categoria, ameaçando e até demitindo. Também impedem os docentes de se encontrarem com os diretores do sindicato, mesmo no intervalo, na sala dos professores. São as chamadas práticas antissindicais, que, direta ou indiretamente, cerceiam, desvirtuam ou impedem a legítima ação sindical em defesa e promoção dos interesses dos trabalhadores. O comportamento é vedado pela Convenção nº 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo artigo 8° da Constituição Federal.
Fiquem atentos, mobilizados e acompanhem as notícias.
Chamaremos uma assembleia em breve! Nossa luta está sendo e continuará vitoriosa!
Nosso sindicato é a nossa força, e vocês são o sindicato.
Nossa união, nossos direitos!