Campanha Salarial 2008/2009 – Região Norte

16 de setembro de 2008

O Sinpro Minas convoca todos os professores do Norte de Minas para assembléia da Campanha Salarial, no dia 7 de outubro, terça-feira, às 17h30, na regional do Sinpro no Norte de Minas (rua Januária, 672 – Centro). As negociações com o sindicato patronal, que acontecem sob a intervenção da Justiça do Trabalho, não avançaram.

A próxima reunião de conciliação entre o Sinpro Minas e o Sinepe/Norte, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), está prevista para 29 de setembro. Após a instauração do dissídio coletivo, em 22 de junho, ocorreram três reuniões com a tentativa de conciliação, sendo que nas duas primeiras o sindicato patronal não compareceu, demonstrando descaso com questões de suma importância para os professores, pois é a Convenção Coletiva de Trabalho que garante as condições de salário e de trabalho da categoria.

Mesmo que o rumo da campanha salarial tenha sido a Justiça, nesta fase é possível uma conciliação e o fechamento de um acordo que garanta condições dignas de salário e trabalho. A mobilização continua sendo o maior instrumento para pressionar os donos de escolas a reconhecerem o nosso valor para a manutenção da qualidade do ensino.

O Norte de Minas é a única região abrangida pelo Sinpro Minas onde a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) não foi assinada. Em todas as outras – Minas Gerais, Sudeste, Idiomas, Poços de Cal­das e Triângulo Mineiro -, as negociações resultaram na assinatura da CCT e na manutenção dos direitos dos professores, além da recomposição salarial.

A precarização das condições de trabalho dos professores se intensificou depois que grandes grupos educacionais, interessados somente na lucratividade do negócio, se instalaram na região. Entre esses grupos estão a Soebras (com aproximadamente três mil funcionários em toda a região), do deputado estadual Ruy Muniz, e a Kroton Educacional, da qual fazem parte o Pitágoras e a Faculdade Ined. Ao não se importar com as condições de trabalho da categoria, os empresários da educação fortalecem um ambiente favorável à expansão de escolas que somente se preocupam com lucros fáceis, em detrimento de um ensino de qualidade.

Para o Sinpro Minas, as reivindicações dos professores representam avanços nas condições de trabalho que irão repercutir na melhoria da saúde dos docentes e na qualidade do ensino. O sindicato avalia que, diante do cenário econômico favorável e do crescimento do setor educacional na região, não há razões de ordem econômica para deixar de atender as demandas dos professores, conforme alegam os donos de escolas. Diante da situação, a categoria deve se manter mobilizada e exigir o cumprimento dos seus direitos duramente conquistados.Mesmo com a campanha salarial tendo caminhado para o impasse com a necessidade de intervenção da Justiça do Trabalho, os professores não podem cruzar os braços. Participe da assembléia no dia 7 de outubro, às 17h30, na regional do Sinpro Minas em Montes Claros. Vamos debater nossas condições de trabalho, os rumos da campanha salarial e fortalecimento da nossa organização para enfrentar os desafios da mercantilização do ensino no país.