Diante do clima de apreensão vivido por trabalhadores/as da educação face às declarações e ações do governo eleito, bem como cidadãos influenciados e respaldados pelo mesmo, dirijo-me à categoria para manifestar solidariedade do nosso sindicato, que não se omitirá e estará ao lado de cada profissional que venha a sofrer qualquer tipo de ameaça à sua liberdade durante o exercício de sua atividade.
Que ninguém se intimide e, ao contrário, exerça sua liberdade de cátedra. Estamos ao seu lado, assim como a Constituição Federal, que em seu artigo 206 deixa bem claro que o ensino será ministrado dentro do princípio da “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, arte e o saber”, garantindo ainda o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”, além da “gestão democrática do ensino público”.
Portanto, baseados no texto da Constituição, somos pela liberdade de ensinar e não reconhecemos nenhum abuso nesse sentido. Assim, quem se sentir ameaçado deve nos procurar para que levemos o caso ao conhecimento da direção das escolas.
Estamos ao seu lado. Professor é solução, não é problema!
Valéria Morato, presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro Minas
#NãoNosCalarão #NãoÀMordaça #ProfessoresMineiros #SinproMinas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.