Carta aberta à comunidade acadêmica da Unincor

5 de maio de 2009

Professores fazem greve por tempo indeterminado

Em assembleia realizada nessa segunda-feira (4/5), os professores dos campi Betim, Belo Horizonte e Ibirité da Unincor decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

A paralisação foi motivada por mais uma clara demonstração de falta de compromisso por parte da direção da instituição de ensino. Em assembleia, em 28 de fevereiro, a direção da Universidade prometeu quitar, de forma parcelada, em todo dia 20, de março a julho deste ano, o passivo trabalhista dos docentes, o que até o momento não tem feito. Houve atrasos nas parcelas de março e abril, sendo que ainda está pendente 1/3 do salário de janeiro, que deveria ter sido depositado em 20 de abril.

Não é a primeira vez que a Unincor assume publicamente um acordo e não o cumpre. Tal atitude, de desrespeito com a educação, com os profissionais que dela fazem parte, bem como com toda a comunidade acadêmica, cria um clima de insegurança, nada favorável para a manutenção de um ambiente acadêmico saudável e para a qualidade do ensino.

Frente a esse quadro, o corpo docente entende que a paralisação das atividades é a única forma, no momento, de pressionar a instituição a apresentar, de forma clara e célere, uma nova proposta de pagamento dos salários em atraso e a atender as reivindicações da categoria, como o pagamento de multa de 10% sobre os atrasados, a democratização imediata da gestão da universidade, a eleição para os coordenadores de cursos, a criação da Associação dos Docentes, a estabilidade para os trabalhadores, entre outras.

Cientes de que o atual cenário criado pela direção da instituição de ensino não favorece a qualidade da educação, os professores da Unincor desejam contar com o apoio e a compreensão de toda a comunidade acadêmica e esperam que as pendências sejam resolvidas o mais breve possível.