Notícias

Carta aberta à comunidade acadêmica da Unincor

5 de maio de 2009

Professores fazem greve por tempo indeterminado

Em assembleia realizada nessa segunda-feira (4/5), os professores dos campi Betim, Belo Horizonte e Ibirité da Unincor decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

A paralisação foi motivada por mais uma clara demonstração de falta de compromisso por parte da direção da instituição de ensino. Em assembleia, em 28 de fevereiro, a direção da Universidade prometeu quitar, de forma parcelada, em todo dia 20, de março a julho deste ano, o passivo trabalhista dos docentes, o que até o momento não tem feito. Houve atrasos nas parcelas de março e abril, sendo que ainda está pendente 1/3 do salário de janeiro, que deveria ter sido depositado em 20 de abril.

Não é a primeira vez que a Unincor assume publicamente um acordo e não o cumpre. Tal atitude, de desrespeito com a educação, com os profissionais que dela fazem parte, bem como com toda a comunidade acadêmica, cria um clima de insegurança, nada favorável para a manutenção de um ambiente acadêmico saudável e para a qualidade do ensino.  

Frente a esse quadro, o corpo docente entende que a paralisação das atividades é a única forma, no momento, de pressionar a instituição a apresentar, de forma clara e célere, uma nova proposta de pagamento dos salários em atraso e a atender as reivindicações da categoria, como o pagamento de multa de 10% sobre os atrasados, a democratização imediata da gestão da universidade, a eleição para os coordenadores de cursos, a criação da Associação dos Docentes, a estabilidade para os trabalhadores, entre outras.   

Cientes de que o atual cenário criado pela direção da instituição de ensino não favorece a qualidade da educação, os professores da Unincor desejam contar com o apoio e a compreensão de toda a comunidade acadêmica e esperam que as pendências sejam resolvidas o mais breve possível.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha