Educação não é mercadoria!
O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) denuncia a situação vivenciada pelos professores das escolas particulares do Triângulo Mineiro.Em campanha salarial desde o início do ano, o sindicato tenta negociar uma Convenção Coletiva de Trabalho que garanta aos docentes condições dignas de trabalho e salário. Mas devido à intransigência e ao descaso do Sinepe/Triângulo, representante das escolas particulares, a campanha caminha para o impasse.Enquanto as mensalidades escolares subiram em média entre 10% e 12%, acima do índice da inflação (INPC), que foi de 6,43% no último período, as escolas privadas propõem corrigir o salário dos professores em apenas 4% e ainda querem retirar direitos conquistados há mais de 20 anos, como a redução do adicional extraclasse, o que vai gerar perdas salariais.Se depender dos donos de escolas, o salário dos docentes da rede privada será, neste ano, menor que em 2008. Vale ressaltar que os professores das escolas particulares do Triângulo Mineiro – uma das regiões mais ricas de Minas – já possuem os piores salários pagos à categoria em todo o estado. A precarização das condições de vida e trabalho dos profissionais compromete significativamente a qualidade do ensino.A manutenção dessa postura dos donos de instituições de ensino privadas levará à paralisação das atividades escolares, como resposta ao desrespeito com o qual os docentes estão sendo tratados.Dessa forma, os professores contam com o apoio e a compreensão de toda a sociedade, com o objetivo de pressionar os empresários da educação para que mantenham os direitos da categoria, garantindo uma educação de qualidade.
Assembleia de professores do Triângulo Mineiro
UberlândiaData: 9 de maio – sábadoHorário: 14hLocal: Sociedade Médica (Av. Cesário Alvim, nº 2, Centro)
Uberaba – assembleia permanenteData: 8 de maio – sexta-feiraHorários: 9h, 12h, 15h e 18hLocal: Regional do Sinpro Minas (Av. Dr. Fidélis Reis, 557Piso C – Sala 13 – Centro)
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.