Carta aberta à sociedade

23 de março de 2010

Estudantes exigem qualidade da educação e apoiam a paralisação dos professores da rede privada

Nós, estudantes da educação básica e do ensino superior de Minas Gerais, apoiamos de forma incondicional a decisão dos professores da rede privada de ensino de paralisar as atividades docentes nesta sexta-feira (26/3), como forma de pressionar os donos de escolas a atenderem as reivindicações da categoria. Entendemos que a qualidade da educação passa, necessariamente, pela valorização dos profissionais que nela trabalham, e essa não tem sido a tônica dos donos de escolas, tanto os da educação básica quanto os do ensino superior.Orientados exclusivamente pela lógica do lucro, os empresários do setor educacional investem contra as condições de trabalho e salários de professores e auxiliares de administração escolar e adotam medidas administrativo-pedagógicas voltadas para a redução de custos – mas sem o necessário vínculo com a qualidade do ensino e a manutenção do ambiente acadêmico-escolar saudável. Isso sem contar com os abusivos aumentos das já astronômicas mensalidades escolares. Tais medidas expressam claramente o objetivo de submeter a educação aos interesses do mercado. Dessa forma, mais do que a busca por direitos, a luta dos professores tem por objetivo ampliar a qualidade da educação na rede privada de ensino. Por essas e outras razões, exigimos que os donos de escolas atendam as reivindicações da categoria e desejamos que toda a sociedade apoie esta luta, para que, juntos, possamos construir um modelo educacional de excelência, que tenha como premissas básicas a valorização dos trabalhadores da educação e a qualidade do ensino.

União Nacional dos Estudantes (UNE)                                União Estadual dos Estudantes (UEE)