Os professores da rede privada de ensino da região Sudeste do estado conquistaram um reajuste de 8,05% sobre o piso salarial da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sinpro Minas. Para aqueles professores que recebem acima do piso, o reajuste será de 6,53%. O reajuste foi retroativo a fevereiro de 2011. No caso das escolas que já haviam antecipado o reajuste de 6,53% em fevereiro, a diferença deve ser recebida pelos professores.
A Convenção Coletiva dos professores do Sudeste mineiro foi fechada no dia 14 de abril, quando o Sinpro Minas e o Sinepe/Sudeste encerraram as negociações salariais referentes ao período 2011/12. Este ano, somente as cláusulas econômicas estavam em negociação.
O diretor da Regional Barbacena do Sinpro Minas, Dimas Ferreira, comemora as conquistas dos professores e lembra que nenhum professor poderá receber abaixo do piso salarial previsto na CCT. “Conseguimos repor as perdas provocadas pela inflação no período 2010/2011 e mais um percentual de ganho real, ou seja, 6,53%, referente ao INPC, mais um percentual de 1,43%, que representa um reajuste de 8,05%, somando-se os índices”, avalia.
É importante lembrar que os professores que lecionam em escolas da base do Sinep/MG, especialmente os que atuam nas cidades da região metalúrgica (Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas etc), também conquistaram um reajuste de 8% sobre o salário, retroativo a fevereiro. Portanto, todos devem ficar atentos aos seus contracheques e verificar a aplicação do reajuste.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.