No dia 18 de setembro, quinta-feira, o ciclo de conferências Ceale Debate recebe a professora da Faculdade de Letras da UFMG Sônia Queiroz. Ela ministra a palestra Minas Afro-descendente: histórias da tradição banto. O evento acontece às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever para participar.
A palestra vai mostrar o estudo comparado de narrativas orais recolhidas em Angola e Moçambique e em Minas Gerais. O objetivo é apontar a contribuição dos africanos do grupo banto na memória narrativa mineira. Na entrada do auditório, serão expostos livros-objeto e esculturas confeccionados a partir das coletâneas estudadas e que apresentam a relação de hipertextualidade entre as narrativas.
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Sônia Maria de Melo Queiroz concluiu este ano estudos de pós-doutorado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É coordenadora do projeto de extensão Quem conta um conto aumenta um ponto, da Faculdade de Letras da UFMG, que há mais de dez anos reúne contos da cultura popular do Vale do Jequitinhonha. Como resultado, já organizou dois livros com narrativas da tradição oral da região: Quem conta um conto aumenta um ponto (PROEX/FINEP, 1998) e 7 histórias de encanto & magia (PROEX/FINEP, 1999).Ceale DebateCriado em 1994 pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG, o Ceale Debate busca promover a socialização e a discussão de estudos e pesquisas que possam subsidiar a atuação dos profissionais envolvidos no ensino de leitura e escrita. Também contribui para a formação de estudantes da área e para a formação continuada de professores das redes públicas e privadas de ensino. Desde 2006, o evento é transmitido ao vivo pela Rádio FaE.Informações:Ceale/FaE/UFMG(31)3409-5334
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.