Notícias

Cebrapaz realiza conferência internacional sobre luta dos povos latino-americanos

26 de maio de 2011

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) realizará entre os dias 17 e 18 de junho, em São Paulo, a conferência internacional “A integração latino-americana e a luta pela paz”. O evento irá discutir a luta dos povos latino-americanos pela paz e as novas ameaças contra o continente.Participarão da conferência representantes de diversos países latino-americanos – Brasil, Cuba, Venezuela, Argentina, Peru, Colômbia, Honduras e Porto Rico – e do Vietnã e Palestina. Segundo a presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, os debates acontecerão em um momento muito particular para a luta dos povos pela paz, já que as ameaças militares estadunidenses e a vulnerabilidade de dezenas de nações ao redor do mundo têm se agravado.

“O imperialismo estadunidense está promovendo várias guerras no Norte da África e Oriente Médio. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos seguem ameaçando constantemente a América Latina. Os países da América Latina participantes irão discutir a situação das ameaças no continente e estabelecer parâmetros para a nossa luta pela paz”.

Ela explica ainda que os representes do Vietnã e Palestina irão tratar as consequências da guerra em seus países. “O Vietnã ainda possui centenas de vítimas de guerra do agente laranja [herbicida que contém grandes quantidades de uma substância altamente cancerígena e foi utilizado pelos EUA na Guerra do Vietnã como arma de destruição em massa]. Do mesmo modo, a Palestina foi convidada para falar sobre as agressões e dos genocídios praticados por Israel com a cumplicidade dos Estados Unidos”.

Para Socorro Gomes, as discussões irão oferecer subsídios para a própria luta pela paz no continente latino-americano.

Programação e participantes Na sexta-feira (17), a partir das 19 horas, será realizada a mesa de abertura, com o tema “Fortalecer a cultura da paz em um mundo militarizado”. Participam da mesa a presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, e os embaixadores de Cuba, da Venezuela e do Vietnã, Carlos Rafael Zamora Rodriguez, Maximilien Arvelaiz e Duong Nguyen Tuong – respectivamente.

Os debates serão retomados no sábado (18). Ao longo do dia serão realizadas três mesas de discussões.

Ameaças à Paz no Atlântico Sul – 4ª. Frota e Otan, a partir das 9 horasPalestrantes: Rina Bertaccini, Argentina; Guillermo Borneu, Peru eprof. Igor Fuser, Brasil. O mediador será Rubens Diniz.

Atual política dos EUA para América Latina e Caribe, a partir das 11h30Palestrantes: Enrique Daza, Colômbia ; Bertha Olivar, Honduras; Guillermo De La Paz Velez, Porto Rico e Ricardo Alemão Abreu, Brasil. O mediador será Ronaldo Carmona.

Luta dos povos contra as agressões, 15 horasPalestrantes: José Ramón, Cuba; J.K. Suleiman Rashid, PalestinaJosé Reinaldo Carvalho, Brasil. O mediador será Alexandre Braga.

InscriçõesAs inscrições do evento são gratuitas e podem ser feitas através do email: cebrapaz@uol.com.br. Outras informações pelo telefone 3223-3469, ou pelo endereço Rego de Freitas, nº148, conjunto 24 – Centro, São Paulo.

Fonte: Vermelho

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha