Notícias

Centrais e governo discutem MPs que limitam direitos trabalhistas

26 de fevereiro de 2015

A rotatividade no mercado de trabalho foi o principal tema discutido na reunião entre centrais sindicais, entre elas a CTB, à qual o Sinpro Minas é filiado, e o governo federal, que aconteceu nesta quarta-feira (25), no Ministério da Previdência Social, em Brasília. A CTB foi representada pelo vice-presidente Joílson Cardoso. Também participaram os ministros Carlos Gabas (Previdência Social), Nelson Barbosa (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Manoel Dias (Trabalho e Emprego).

Esta foi a terceira rodada de diálogo social para discutir as Medidas Provisórias 664 e 665, ambas de 2014, que alteram as regras para concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários, como abono salarial, seguro desemprego, seguro defeso dos pescadores artesanais, pensão por morte e auxílio doença.

A intenção das centrais é apresentar alternativas às medidas nocivas aos trabalhadores ou a seus dependentes. Os dirigentes defendem tributação de grandes fortunas, com a correção da tabela do imposto de renda; e maior fiscalização e combate à informalidade e a sonegação dos valores devidos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que representam bilhões aos cofres públicos.

Por solicitação das centrais sindicais, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresentou estudo sobre a rotatividade no mercado de trabalho. Segundo o ministro Gabas, os dados serão avaliados pelo governo e devem retornar à pauta de discussão na próxima reunião, que vai acontecer no dia 3 ou no dia 5 de março, quando também serão tratados os temas informalidade no mercado de trabalho e Previdência.

Prazo

As MPs 664/2014 e 665/2014 serão analisadas por comissões mistas, formadas por deputados e senadores, que ainda serão instaladas. O Congresso tem até o dia 2 de abril para votar as medidas provisórias. Se não forem aprovadas até lá, as proposições perdem a validade.

CTB Nacional

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha