Centrais realizam a 5º Marcha Nacional da Classe Trabalhadora

1 de dezembro de 2008

As centrais sindicais realizam nesta quarta-feira (3/12), em Brasília, a 5º Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em defesa do emprego e da renda diante do atual cenário de crise financeira mundial. O ato terá início por volta das 7 horas, com concentração no estacionamento do estádio Mané Garrincha, e, às 10 horas, os manifestantes seguirão rumo ao Congresso Nacional.

O tema da marcha deste ano é “Pelo desenvolvimento e valorização do trabalho”, cujo objetivo é mobilizar o governo federal e os parlamentares para que incluam em suas discussões a agenda dos trabalhadores. Segundo as entidades sindicais, a solução mais viável para o enfrentamento dessa crise é a manutenção da renda e do emprego. “Os ricos devem pagar a conta da crise, mas não devemos esperar que isso ocorra espontaneamente. É preciso lutar para evitar que o ônus recaia sobre os trabalhadores. A marcha deve ser um momento alto dessa luta. Daí a necessidade de uma grande mobilização”, afirmou o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes.

As centrais também vão exigir a regulamentação do sistema financeiro, para minimizar os possíveis impactos da crise, a valorização do salário mínimo, a correção da tabela do imposto de renda, a defesa do piso nacional da educação básica, a ratificação das convenções 151, que regulamenta a negociação coletiva no serviço público, e 158, que coíbe as demissões imotivadas, a defesa das reservas do pré-sal, a realização da reforma agrária, entre outras reivindicações.