Notícias

Centrais Sindicais mineiras articulam salário mínimo regional

11 de fevereiro de 2011

 A CTB Minas gerais e demais Centrais Sindicais no estado deliberaram na quinta-feira (10), uma mobilização conjunta pelo salário mínimo regional. O assunto já era discutido internamente, mas a partir de agora será uma mobilização pública e ampla.

 

Participaram da reunião os deputados estaduais Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e Rogério Corrêa (PT). Ambos propõem Projetos de Lei sobre o tema. A mobilização deliberada pelas Centrais prevê diversas frentes, inclusive um grupo de trabalho com a participação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e de mandatos populares que integram o bloco de oposição “Minas sem Censura” (PT, PMDB, PcdoB, PRB).

 

O presidente da CTB Minas, Gilson Reis, propôs a coleta imediata de 10 mil assinaturas, como meio de levar o debate à sociedade. “Precisamos propor a pauta à imprensa, além de diversas audiências em diferentes comissões da Assembleia”, destaca Gilson. Segundo a Lei Complementar que regulamenta o artigo 7° da Constituição Brasileira, os salários mínimos regionais devem ser propostos pelos governadores. O fato já provocou o arquivamento de matérias semelhantes na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia mineira. Por isso, Gilson Reis acredita que apenas uma articulação política estruturada pode render o apoio da sociedade e a vitória dos trabalhadores.

 

A supervisora técnica do Dieese, Maria de Fátima Lage Guerra, acredita que o momento político é bastante favorável, por causa da mobilização conjunta pelo salário mínimo de R$ 580. A articulação mineira prevê ainda um seminário técnico, no mês de março. A supervisora do Dieese propõe o convite aos técnicos e companheiros que, em outros estados do Brasil, construíram conhecimento e conquistaram a política de salário mínimo regional. “Cada estado tem sua especificidade, sua realidade econômica e política, mas é sempre bom ouvir outras experiências”, destaca.

 

O deputado Celinho do Sinttrocel acredita que a eventual política do salário mínimo regional pode contribuir para o fortalecimento das negociações sindicais. Na avaliação do parlamentar, o mínimo regional “força os sindicatos a estabelecerem negociações que reivindiquem salários acima do piso”. Os representantes das Centrais apenas vão propor um valor para o mínimo regional após consolidarem a luta por essa política pública.

 

Fonte:  Verônica Pimenta CTB-MG

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha