Notícias

Cineclube exibe especial: 30 anos de anistia no Brasil

23 de julho de 2009

A programação de agosto do Cineclube Joaquim Pedro de Andrade vai abordar os 30 anos da anistia no Brasil. Confira a programação completa e participe.

Cineclube Joaquim Pedro de Andrade

Rua Tupinambás, 179 – 14º andar

Centro – Belo Horizonte/MG

 

Entrada franca – Informações: 3115-3000

Programação do mês de agosto30 anos da anistia no Brasil

  • Dia 04/08/09 – terça-feira – 19 horasContos da Resistência – Documentário da TV Câmara“Contos da Resistência” – 1º episódio – “Estudantes e Igreja” (2004)

Para marcar os 40 anos do Golpe Militar de 1964 de maneira reflexiva e crítica, a TV Câmara apresenta o documentário Contos da Resistência, em quatro episódios. Cada episódio vai enfocar um aspecto da resistência à ditadura e como esses movimentos contribuíram para a construção da democracia que temos hoje no Brasil. Debatedores: Wellington Santos – Estudante de Comunicação e diretor teatral  Vadil Rodrigues – Graduado em Bioquímica e ex-sindicalista

  • Dia 11/08/09 – terça-feira – 19horas

         Documentário: É preciso sonhar –  A Trajetória de Um Libertário –          Direção: Stela Grisotti e Rudi Böhm 

O documentário retrata a exemplar dedicação às causas coletivas que marcou a trajetória de vida de Apolônio de Carvalho. Oficial da artilharia brasileira, Apolônio sempre esteve envolvido em movimentos contra as barbáries do século passado. Participou da luta pela República na Guerra Civil Espanhola e na resistência francesa à ocupação nazista. De volta ao Brasil, durante o regime militar foi preso, torturado e exilado na Argélia, onde viveu durante dois anos. Retorna ao Brasil em 1979, com a anistia.  

Debatedores: Gilson Reis – Presidente do Sinpro Minas e da CTB Minas e Heloisa Greco (Bizoca) – Profa. de História e diretora do Instituto Helena Greco 

  • Dia 18/08/09 – terça-feira – 19 horas

         Três Irmãos de Sangue         Direção: Ângela Patrícia Reiniger – Brasil – Documentário – 2005 – 103 minutos

História de três irmãos que fizeram da solidariedade sua arma na luta pela vida e ajudaram a transformar o Brasil em um país mais justo e solidário. Participaram das grandes transformações que mobilizaram o povo brasileiro na segunda metade do século 20. Betinho, por meio de campanhas sociais; Henfil, com seu humor perturbador; Chico Mário, por meio da sua música.

Debatedores: Nilcéa Moraleida – Profa. de Ciência Política/UFMG  Edson de Paula – Diretor do Sinpro Minas e da Fitee

  • Dia 25/08/09 – terça – feira – 19horas

         Araguaya – Conspiração do Silêncio         Direção: Ronaldo Duque – Drama – 2004 – Brasil – 105 minutos

No auge da ditadura militar, o PCdoB, com apoio de camponeses da região do Bico-do-Papagaio (divisa do Pará e Goiás – hoje Tocantins), organiza uma resistência armada, que foi duramente combatida pelo Exército. Na terceira investida das forças militares, guerrilheiros sobreviventes foram caçados e exterminados, muitos deles assassinados depois de rendidos.

Debatedores: Gilse Cosenza – Coord. da Comissão de Anistiados de Minas Gerais Antônia Vitória Soares Aranha – Profa. da FaE/UFMG

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha