A programação de agosto do Cineclube Joaquim Pedro de Andrade vai abordar os 30 anos da anistia no Brasil. Confira a programação completa e participe.
Cineclube Joaquim Pedro de Andrade
Rua Tupinambás, 179 – 14º andar
Centro – Belo Horizonte/MG
Entrada franca – Informações: 3115-3000
Programação do mês de agosto30 anos da anistia no Brasil
Para marcar os 40 anos do Golpe Militar de 1964 de maneira reflexiva e crítica, a TV Câmara apresenta o documentário Contos da Resistência, em quatro episódios. Cada episódio vai enfocar um aspecto da resistência à ditadura e como esses movimentos contribuíram para a construção da democracia que temos hoje no Brasil. Debatedores: Wellington Santos – Estudante de Comunicação e diretor teatral Vadil Rodrigues – Graduado em Bioquímica e ex-sindicalista
Documentário: É preciso sonhar – A Trajetória de Um Libertário – Direção: Stela Grisotti e Rudi Böhm
O documentário retrata a exemplar dedicação às causas coletivas que marcou a trajetória de vida de Apolônio de Carvalho. Oficial da artilharia brasileira, Apolônio sempre esteve envolvido em movimentos contra as barbáries do século passado. Participou da luta pela República na Guerra Civil Espanhola e na resistência francesa à ocupação nazista. De volta ao Brasil, durante o regime militar foi preso, torturado e exilado na Argélia, onde viveu durante dois anos. Retorna ao Brasil em 1979, com a anistia.
Debatedores: Gilson Reis – Presidente do Sinpro Minas e da CTB Minas e Heloisa Greco (Bizoca) – Profa. de História e diretora do Instituto Helena Greco
Três Irmãos de Sangue Direção: Ângela Patrícia Reiniger – Brasil – Documentário – 2005 – 103 minutos
História de três irmãos que fizeram da solidariedade sua arma na luta pela vida e ajudaram a transformar o Brasil em um país mais justo e solidário. Participaram das grandes transformações que mobilizaram o povo brasileiro na segunda metade do século 20. Betinho, por meio de campanhas sociais; Henfil, com seu humor perturbador; Chico Mário, por meio da sua música.
Debatedores: Nilcéa Moraleida – Profa. de Ciência Política/UFMG Edson de Paula – Diretor do Sinpro Minas e da Fitee
Araguaya – Conspiração do Silêncio Direção: Ronaldo Duque – Drama – 2004 – Brasil – 105 minutos
No auge da ditadura militar, o PCdoB, com apoio de camponeses da região do Bico-do-Papagaio (divisa do Pará e Goiás – hoje Tocantins), organiza uma resistência armada, que foi duramente combatida pelo Exército. Na terceira investida das forças militares, guerrilheiros sobreviventes foram caçados e exterminados, muitos deles assassinados depois de rendidos.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.