Em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro), o Cineclube Joaquim Pedro de Andrade vai abrigar neste mês o Especial mês do professor, com a exibição de filmes que tem como temática a educação e os educadores. Confira abaixo a programação completa e participe.
Cineclube Joaquim Pedro de AndradeRua Tupinambás, 179 – 14º andarCentro – Belo Horizonte/MGEntrada franca – Informações: 3115-3000
Programação do mês de outubroEspecial mês do professor
Dia 7 – Terça-feira – 19h – A língua das mariposas Direção: José Luis Cuerda, Espanha – 1939 – Duração: 95 minutos Um garoto, de 8 anos, tem medo de ir à escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Aos poucos, o menino conhece seu professor e fica fascinado por seu caráter e sabedoria. Quando a Guerra Civil Espanhola inicia-se, o garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido. Debatedoras: Ana Maria Romay – Professora de espanhol no Instituto de línguas Hablar, graduada em Letras. Flavia Peret – Jornalista e mestranda em Teoria da Literatura pela UFMG.
Dia 14 – Terça-feira – 19h – A voz do coração Direção: Christophe Barratier, França/Suiça – 1940 – Duração: 95 minutos O filme da década de 1940 discute a educação com abordagem sensível e romântica. Mostra que o afeto e a conversa podem ser instrumentos eficientes nas salas de aula e coloca em xeque políticas rígidas de disciplina. Sensibilidade é a palavra que melhor resume o filme. Debatedora: Cecília Barreto – Violonista e professora de música do Palácio das Artes.
Dia 21 – Terça-feira – 19h – Pro dia nascer feliz Direção: João Jardim, Brasil – 2005 – Duração: 88 minutos Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. Debatedora: Raquel Bernardo dos Santos Lacerda – Mestre em Sociologia da Educação pela FAE/UFMG e professora assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte-UNI-BH
Dia 28 – Terça-feira – 19h – Escritores da liberdade Direção: Richard LaGravenese, Alemanha / EUA – 2007 – Duração: 122 minutos Numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, adolescentes supostamente descobrem o poder da tolerância, recuperam suas vidas desfeitas. Debatedora: Renata Viana Lima – Pedagoga (PUC Minas), professora da Educação Infantil. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG). Ministra cursos e palestras em evolução do grafismo infantil e rotina escolar.