Notícias

Cineclube homenageia professores em outubro

1 de outubro de 2008

Em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro), o Cineclube Joaquim Pedro de Andrade vai abrigar neste mês o Especial mês do professor, com a exibição de filmes que tem como temática a educação e os educadores. Confira abaixo a programação completa e participe.  

Cineclube Joaquim Pedro de AndradeRua Tupinambás, 179 – 14º andarCentro – Belo Horizonte/MGEntrada franca – Informações: 3115-3000

Programação do mês de outubroEspecial mês do professor

  • Dia 7 – Terça-feira – 19h – A língua das mariposas Direção: José Luis Cuerda, Espanha – 1939 – Duração: 95 minutos Um garoto, de 8 anos, tem medo de ir à escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Aos poucos, o menino conhece seu professor e fica fascinado por seu caráter e sabedoria. Quando a Guerra Civil Espanhola inicia-se, o garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido. Debatedoras: Ana Maria Romay – Professora de espanhol no Instituto de línguas Hablar, graduada em Letras. Flavia Peret – Jornalista e mestranda em Teoria da Literatura pela UFMG.

  • Dia 14 – Terça-feira – 19h – A voz do coração Direção: Christophe Barratier, França/Suiça – 1940 – Duração: 95 minutos O filme da década de 1940 discute a educação com abordagem sensível e romântica. Mostra que o afeto e a conversa podem ser instrumentos eficientes nas salas de aula e coloca em xeque políticas rígidas de disciplina. Sensibilidade é a palavra que melhor resume o filme. Debatedora: Cecília Barreto – Violonista e professora de música do Palácio das Artes.

  • Dia 21 – Terça-feira – 19h – Pro dia nascer feliz Direção: João Jardim, Brasil – 2005 – Duração: 88 minutos Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. Debatedora: Raquel Bernardo dos Santos Lacerda – Mestre em Sociologia da Educação pela FAE/UFMG e professora assistente do Centro Universitário de Belo Horizonte-UNI-BH

  • Dia 28 – Terça-feira – 19h – Escritores da liberdade Direção: Richard LaGravenese, Alemanha / EUA – 2007 – Duração: 122 minutos Numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, adolescentes supostamente descobrem o poder da tolerância, recuperam suas vidas desfeitas. Debatedora: Renata Viana Lima – Pedagoga (PUC Minas), professora da Educação Infantil. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio (CEPEMG). Ministra cursos e palestras em evolução do grafismo infantil e rotina escolar.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha