O cineclube Joaquim Pedro de Andrade fará, neste mês de maio, uma homenagem aos trabalhadores, com exibições gratuitas de filmes sobre o assunto. O primeiro filme a ser exibido será Daens – Um Grito de Justiça, do diretor Stijn Coninx, na próxima quarta-feira (7/5), às 19 horas, e será comentado pela professora e coordenadora-geral da União Brasileira das Mulheres de Minas Gerais (UBM/MG), Maria Izabel Ramos Siqueira, e pelo advogado e professor da Escola Superior Dom Hélder Câmara, Marcelo Santoro Drumond.
Confira abaixo a programação completa.
Cineclube Joaquim Pedro de AndradeRua Tupinambás, 179 – 14º andarCentro – Belo Horizonte/MG(31) 3115 3000
Programação do mês de maio Tema: Trabalhadores
Filme:Daens – Um Grito de Justiça(132 min. Bélgica, 1992)
Direção: Stijn Coninx
Padre Daens, revolucionário, é enviado, na virada do século, para assumir a igreja da cidade de Aalst, onde os trabalhadores de uma indústria têxtil vivem em estado de miséria absoluta. Impressionado pela miséria que presencia, o religioso lidera um movimento de protesto.
Debatedores:Maria Izabel Ramos SiqueiraProfessora – Coordenadora-Geral da UBM/MG – União Brasileira Mulheres de Minas Gerais.
Marcelo Santoro DrumondProfessor de Processo do Trabalho e Prática Trabalhista da Escola Superior Dom Hélder Câmara – Advogado
Filme:O Corte(122 min – França/Bélgica/Espanha/ 2005)
Direção: Costa-Gavras
A vida do químico Bruno Davert muda radicalmente quando ele é demitido do cargo que ocupava há 15 anos, vítima da onda de terceirização nas empresas.Depois de dois anos de muita procura e sendo constantemente rejeitado, ele fica cada vez mais furioso e frustrado. Um dia, ele tem a “genial” idéia: eliminar a concorrência.
Debatedor:Gilson ReisProfessor especialista em Economia do Trabalho e presidente do Sinpro Minas e da CTB Minas (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Filme:Norma Rae(114 min – EUA, 1979)
Direção: Martin Ritt
Em 1978, em Hinleyville, uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, a maioria da população trabalha em uma indústria têxtil, cujas condições de trabalho são péssimas. Lá também trabalha Norma Rae, uma mãe solteira que vive com os pais, e que também são operários da fábrica. Norma Rae e Vernon acabam amigos e ele passa a influenciá-la para que se engaje na luta sindical.
Debatedores:Hercília LevyPresidente do MPM – Movimento Popular de Mulheres
Marcelo Santoro DrumondProfessor de Processo do Trabalho e Prática Trabalhista da Escola Superior Dom Hélder Câmara- Advogado
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.