Notícias

Cineclube homenageia trabalhadores em maio

30 de abril de 2008

O cineclube Joaquim Pedro de Andrade fará, neste mês de maio, uma homenagem aos trabalhadores, com exibições gratuitas de filmes sobre o assunto. O primeiro filme a ser exibido será Daens – Um Grito de Justiça, do diretor Stijn Coninx, na próxima quarta-feira (7/5), às 19 horas, e será comentado pela professora e coordenadora-geral da União Brasileira das Mulheres de Minas Gerais (UBM/MG), Maria Izabel Ramos Siqueira, e pelo advogado e professor da Escola Superior Dom Hélder Câmara, Marcelo Santoro Drumond.

Confira abaixo a programação completa.

Cineclube Joaquim Pedro de AndradeRua Tupinambás, 179 – 14º andarCentro – Belo Horizonte/MG(31) 3115 3000

 

Programação do mês de maio Tema: Trabalhadores

 

  • Dia 07/05/08 – Quarta-feira – 19h

Filme:Daens – Um Grito de Justiça(132 min. Bélgica, 1992)

Direção: Stijn Coninx

Padre Daens, revolucionário, é enviado, na virada do século, para assumir a igreja da cidade de Aalst, onde os trabalhadores de uma indústria têxtil vivem em estado de miséria absoluta. Impressionado pela miséria que presencia, o religioso lidera um movimento de protesto.

Debatedores:Maria Izabel Ramos SiqueiraProfessora – Coordenadora-Geral da UBM/MG – União Brasileira Mulheres de Minas Gerais.

Marcelo Santoro DrumondProfessor de Processo do Trabalho e Prática Trabalhista da Escola Superior Dom Hélder Câmara – Advogado

 

  • Dia 14/05/08 – Quarta-feira – 19h

Filme:O Corte(122 min – França/Bélgica/Espanha/ 2005)

Direção: Costa-Gavras

A vida do químico Bruno Davert muda radicalmente quando ele é demitido do cargo que ocupava há 15 anos, vítima da onda de terceirização nas empresas.Depois de dois anos de muita procura e sendo constantemente rejeitado, ele fica cada vez mais furioso e frustrado. Um dia, ele tem a “genial” idéia: eliminar a concorrência.

Debatedor:Gilson ReisProfessor especialista em Economia do Trabalho e presidente do Sinpro Minas e da CTB Minas (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

  • Dia 28/05/08 – Quarta-feira – 19h

Filme:Norma Rae(114 min – EUA, 1979)

Direção: Martin Ritt

Em 1978, em Hinleyville, uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, a maioria da população trabalha em uma indústria têxtil, cujas condições de trabalho são péssimas. Lá também trabalha Norma Rae, uma mãe solteira que vive com os pais, e que também são operários da fábrica. Norma Rae e Vernon acabam amigos e ele passa a influenciá-la para que se engaje na luta sindical.

Debatedores:Hercília LevyPresidente do MPM – Movimento Popular de Mulheres

Marcelo Santoro DrumondProfessor de Processo do Trabalho e Prática Trabalhista da Escola Superior Dom Hélder Câmara- Advogado

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha