Notícias

Cineclube: programação de fevereiro

4 de fevereiro de 2015

PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2015

Cineclube Joaquim Pedro de Andrade – Rua Tupinambás, 179 – 14ºandar – Centro – 3274 5091

03/02/2015

Sophia – Direção: Kennel Rógis – 15 min

Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

A Vizinhança do Tigre – Direção: Affonso Uchoa – Drama – Doc – Brasil/MG – 2014 – 95 min

Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias. A Vizinhança do Tigre é um filme marcado por um princípio político.É preciso filmar os pobres para lhes dar voz e não silenciá-los com preconceitos e paternalismo.

10/02/2015

Pelas Janelas – Direção: Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos – 35 min

Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projeto de cinema, educacão e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.

Rio Cigano – Direção: Júlia Zakia – Brasil – 2013 – 80 min

As principais personagens do filme são mulheres. Este fato, uma sociedade centrada em mulheres, é uma escolha narrativa ou é um reflexo da organização dos ciganos? As mulheres ciganas com as quais convivi são muito fortes, corajosas e responsáveis por quase todas as tarefas do dia-a-dia da comunidade. Apesar de toda essa vitalidade, os ciganos vivem num sistema patriarcal bem visível. Nesse sentido não são como no filme, onde as mulheres estão no centro das decisões, como protagonistas. O filme fala sobre as mulheres lobas, sobre o duplo feminino, sobre o corpo, os desejos e medos dessas personagens.

24/02/2015

“Cabra Marcado pra Morrer” – Direção: Eduardo Coutinho – Doc – 2007 – Brasil – 105 min

O filme semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia foi cercado por forças policiais. Parte da equipe foi presa sob a alegação de “comunismo”. O trabalho foi retomado anos depois, recolhendo-se depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens.

cineclube-banner-site

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha