Cineclubes Joaquim Pedro de Andrade e Uma tela no meu bairro
26 de janeiro de 2011
Confira a programação completa das ações cineclubistas do Sinpro Minas em fevereiro. No Cineclube Joaquim Pedro de Andrade, as sessões ocorrem sempre às terças-feiras, às 19 horas. No Cineclube Uma tela no meu bairro, às quintas-feiras, às 18h30. Não perca! A entrada é gratuita. Cineclube Joaquim Pedro de AndradeRua Tupinambás, 179 – 14º andarCentro – Belo Horizonte/MGSessões: terças-feiras, às 19 horas
Cineclube Uma tela no meu bairroRua Jaime Gomes, 198 – FlorestaBelo Horizonte/MGSessões: quintas-feiras, às 18h30
Entrada franca – Informações: 3115-3000 Programaçãofevereiro de 2011
01 DE FEVEREIRO – terça-feira – 19h – Clube do imperadorDireção: Michael Hoffman – Drama – 109 minO filme relata história que se passa numa escola americana de tradição inglesa, exclusiva para garotos ricos. O professor, senhor Hundert, amante de História Antiga, tem como objetivo transformar os princípios morais de seus alunos para que se tornem homens de sucesso.
08 DE FEVEREIRO – terça-feira – 19h – A ondaDireção: Dennis Gansel – Drama – 101 minRainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Baseado em história real ocorrida na Califórnia em 1967.
15 DE FEVEREIRO – terça-feira – 19h – Se…Director: Lindsay Anderson – Drama – 111 minFilme britânico, de 1969, dirigido por Lindsay Anderson, vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes daquele ano. Famoso por sua descrição de uma insurreição estudantil armada numa escola pública inglesa, é considerado um marco da cinematografia britânica na época da contracultura dos anos 60.
22 DE FEVEREIRO – terça-feira – 19h – EducaçãoDiretor: Lone Scherfig – Drama – 100 minFilme retrata a transição da jovem Jenny (Carey Mulligan) da adolescência à idade adulta, na Grã-Bretanha, no início dos anos 60. Ela é uma aluna brilhante, dividida entre estudar para conseguir uma vaga em Oxford ou seguir pela alternativa mais excitante oferecida por um homem mais velho e carismático.
Cineclube Uma tela no meu bairro
Quinta-feira – 03/02 – 18h30 – O contador de históriaDireção: Luiz Villaça – Drama – 110 minBaseado na vida do brasileiro Roberto Carlos Ramos, educador e contador de histórias que, aos 6 anos de idade, foi deixado em uma entidade assistencial por sua mãe. Aos 13, continua analfabeto, tem mais de 100 fugas, várias infrações e é considerado irrecuperável. Mas o encontro com uma pedagoga mudará para sempre sua vida.
Quinta-feira – 10/02 – 18h30 – Nenhum a menosDireção: Zhang Yimou – Drama – 106 minNo interior da China comunista, uma garota de 13 anos fica com a obrigação de cuidar dos alunos de uma escola primária muito pobre. Prometem a ela uma recompensa caso não perca nenhum deles. Leva isso a sério, de tal forma, que quando um se perde na cidade grande, vai atrás dele, movimentando até a tevê.
Quinta-feira – 17/02 – 18h30 – Aos trezeDireção: Catherine Hardwicke – Drama – 100 minTracey é uma adolescente normal como qualquer outra. Ao se sentir inferiorizada na escola por garotas moderninhas e mais “descoladas”, acaba se aproximando da mais popular delas, Evie, que a leva para um mundo envolvendo drogas, sexo e pequenos crimes.
Quinta-feira – 24/02 – 18h30 – Mentes perigosasDireção: John N. Smith – Drama – 99 minO filme conta a história de uma ex-oficial da marinha que passa a lecionar em uma escola de subúrbio nos Estados Unidos onde alunos americanos e mexicanos convivem juntos. Baseia-se na história de uma professora em seu primeiro trabalho, tendo de enfrentar uma sala de alunos rebeldes, cheios de problemas sociais que envolvem família, drogas e preconceito.