O Sinpro Minas, preocupado em garantir a segurança e resguardar as vidas de professores/as, pais e estudantes do Colégio Batista de Varginha, denuncia a atitude da instituição de ensino de insistir em realizar atividades presenciais e pressionar professores/as e convidar pais e estudantes para participar delas.
Um exemplo é o segundo drive thru organizado pela direção do colégio, que ocorrerá no dia 11/8 (terça-feira), entre 11h30 e 14h, em comemoração ao Dia dos Estudantes.
A intenção da instituição de ensino é que, durante o drive thru, os alunos passem com suas famílias de carro em frente à escola para receberem uma lembrança em função da data.
Essa é a segunda vez, nesta pandemia, que a direção do Colégio organiza um evento como esse, em detrimento da saúde dos estudantes, pais e professores. Com isso, desrespeita o direito dos docentes ao isolamento social, colocando toda a comunidade escolar em risco diante da pandemia do novo coronavírus.
Vale destacar que os especialistas ainda recomendam o isolamento social como a medida mais eficaz para desacelerar a expansão da covid 19, sobretudo em regiões onde o número de casos está em ascensão, como em Minas Gerais.
O Sinpro Minas sabe da importância das atividades presenciais no ambiente escolar, mas entende que o retorno delas deva ocorrer somente depois que as autoridades da área da saúde no estado definirem, com respaldo científico, que o ambiente está seguro para a saúde do corpo docente e discente e de seus familiares.
Após receber denúncias, o Sinpro Minas notificou a escola acerca da irregularidade, mas a direção insiste em pressionar os docentes e convidar pais e alunos para participarem do evento.
Trata-se de uma postura no mínimo incoerente com os princípios divulgados pela instituição de ensino, que trabalha com valores religiosos e se diz cristã, mas não respeita a vida dos professores.
Dessa forma, o Sinpro Minas deseja contar com a compreensão dos pais e estudantes e reafirma que vai encaminhar todas as medidas cabíveis para proteger o direito dos professores à saúde e à vida, neste momento tão delicado pelo qual passa o país.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.