Notícias

Começa a campanha eleitoral: momento crucial para reafirmar as pautas educacionais e trabalhistas

10 de julho de 2014

Teve início ontem (6), oficialmente, a campanha eleitoral para o pleito que definirá quem ocupará, pelos próximos anos, as assembleias legislativas, o Congresso Nacional, os governos dos estados e a Presidência da República. Trata-se de um período de debates e apresentação de propostas crucial para toda a sociedade brasileira. E, em especial, para a Contee e suas entidades filiadas, uma vez que se configura como um momento oportuno para reafirmar as pautas da categoria em defesa dos direitos dos trabalhadores e da qualidade da educação.

Uma das lições tiradas da tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE), citada pela Confederação na cartilha “PNE: uma conquista das entidades e do movimento social”, é justamente importância da participação eleitoral. “O PNE foi aprovado pela atual legislatura e sancionado pelo atual governo, mas será executado de fato pelos próximos. Por isso, temos que despertar nossa atenção para a necessidade de efetiva participação na eleição de parlamentares comprometidos com a luta e os interesses dos(as) trabalhadores(as), em especial nas questões educacionais, sindicais e trabalhistas. E, após o pleito, precisamos também estar atentos às votações e posicionamentos dos parlamentares, mantendo a base em constante vigília sobre a atuação dos legisladores que de fato representam os nossos interesses”, afirma o documento.

Por isso, em parceria com as demais entidades nacionais que defendem o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada, essencial para o desenvolvimento soberano do Brasil, a Contee vai promover, nos dias 19 e 20 de agosto, uma plenária nacional a fim de reapresentar a pauta da educação no âmbito da disputa eleitoral. A agenda é uma reafirmação do que foi deliberado em fevereiro na reunião das entidades nacionais convocada pela Contee e aprovado em abril pela Diretoria Plena da Confederação. O documento-referência para a plenária deve ser construído conjuntamente em reunião programada para o dia 25 de julho.

Temas fundamentais

Em termos educacionais, a Contee luta em prol do fortalecimento da educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada, com a garantia de combate a todo e qualquer tipo de discriminação. Além disso, para a entidade, o estabelecimento da educação como direito só se dará por completo através da regulamentação do setor privado de ensino, com a exigência do cumprimento do papel do Estado no controle, regulação, credenciamento e avaliação da educação, com as devidas referências sociais. Isso é essencial para garantir o respeito aos estudantes e aos trabalhadores que atuam no setor.

Além disso, como entidade sindical, a Confederação está unida às demais categorias na defesa da agenda geral da classe trabalhadora – com redução da jornada de trabalho sem prejuízos salariais, valorização da aposentadoria, igualdade de oportunidades e salários entre homens e mulheres, fim do fator previdenciário e combate à terceirização, entre outros pontos – e das reformas estruturantes reivindicadas pela sociedade: agrária, política, tributária, fiscal, educacional, bem como a democratização dos meios de comunicação.

Todos esses temas devem orientar as discussões neste período, a fim de nossa categoria contribua para a eleição de nomes de fato comprometidos com os trabalhadores e trabalhadoras e com a qualidade da educação. Assim, neste momento em que se inicia a campanha, é fundamental que a Contee e suas entidades filiadas reiterem publicamente defesa de sua pauta trabalhista e educacional, visando um desenvolvimento econômico, democrático e social com valorização do trabalho, emprego, geração de renda e respeito aos direitos da classe trabalhadora, com a participação da sociedade no controle as diversas esferas econômicas e sociais.

Fonte: Contee

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha