Notícias

Começa a II Conferência Nacional de Educação

19 de novembro de 2014

Depois de pontos positivos, como os vários debates municipais, intermunicipais, estaduais e distrital nas etapas preparatórias, mas também negativos, como a frustração do adiamento anunciado no início do ano, enfim começa hoje a fase final da II Conferência Nacional de Educação (Conae/2014). O Sinpro Minas estará presente, representado por uma delegação de professores.

Desta quarta-feira até o próximo domingo (23), o Centro Internacional de Convenções do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50, Brasília-DF) será palco dos debates que nortearão os rumos da educação nacional pelos próximos quatro anos, até a próxima Conae.

O tema central das discussões desses cinco dias é “O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. Trata-se, portanto, de uma pauta cara à Contee, que tem na instituição e regulamentação do SNE uma de suas principais bandeiras. Tal institucionalização é essencial para promover, de forma articulada, em todo o país, questões como: regime de colaboração; financiamento, acompanhamento e controle social da educação; gestão democrática; inclusão social; reconhecimento e respeito à diversidade; formação e valorização dos trabalhadores em educação – tanto da rede pública quanto do setor privado.

O documento-base a ser discutido teve origem em emendas apresentadas durante as conferências estaduais e distrital. Aprovadas, as emendas foram sistematizadas por uma comissão especial do Fórum Nacional de Educação (FNE), a qual organizou 11.488 registros de inserções cadastradas pelos fóruns estaduais de educação no sistema de relatoria do FNE e do Ministério da Educação. Foram apresentadas aproximadamente 30 mil emendas ao texto de referência.

Ontem (18), os coordenadores de eixo da Conae/2014 se reuniram para finalizar os últimos detalhes para a etapa final da Conferência. O encontro ocorreu no Edifício Sede do Ministério da Educação, em Brasília. Na manhã e tarde desta quarta, quem se encontra é o pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE), entidade organizadora da Conae, já no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Para os trabalhadores em educação do setor privado, o ponto de encontro é no estande da Contee. E também na nossa mesa de interesse contra a mercantilização do ensino e nos colóquios que contam com a participação e coordenação dos nossos diretores.

Além de todas as mesas discriminadas abaixo, ainda teremos outra mesa de interesse primordial, no dia 21, de 14h às 16h, na sala 4A, com o tema “Avaliação, participação e controle social: da educação infantil à pós-graduação”. O coordenador da Secretaria de Políticas Sociais da Contee, Alan Francisco de Carvalho, será um dos palestrantes.

Fonte: Contee

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha