A comissão especial da reforma da Previdência rejeitou poupar os professores do endurecimento de regras de aposentadoria.
Por 30 votos a 18, o colegiado derrubou a tentativa do PL, partido independente ao governo, e que queria manter os critérios de aposentadoria atualmente em vigor para profissionais do sistema de ensino.
Hoje, não há idade mínima para professores da rede privada se aposentarem, mas apenas a exigência de 25 anos, se mulher, e 30 anos, se homem, de tempo de contribuição.
Na rede pública de ensino, a regra é diferente: há uma idade mínima —50 anos (mulher) e 55 anos (homem).
O presidente Jair Bolsonaro propôs que professores teriam que completar 60 anos de idade para se aposentar.
Por pressão de partidos, o relator da reforma da Previdência na Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), suavizou essa proposta.
Ele passou a prever que professoras poderiam se aposentar com 57 anos, mas manteve a idade mínima de 60 anos para professores.
O PL queria que a reforma da Previdência não incluísse medidas mais duras para professores e professoras. Mas, por maioria, a comissão rejeitou a alteração proposta pelo partido.
Apesar da derrota, o PL poderá tentar novamente poupar a categoria na votação da reforma no plenário da Câmara.
Depois que a análise da reforma da Previdência for concluída na comissão, o texto segue para o plenário e pode ser alterado com apoio de 308 dos 513 deputados.
Clique aqui e saiba quem votou contra os professores na reforma da Previdência.
Confira os deputados mineiros que votaram na comissão especial a favor da reforma da Previdência:
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.